Agropecuária deve puxar elevação de 1,2% no PIB do Amapá em 2017, diz estudo

0
Atuação no campo garantiu melhoria econômica para o estado, diz estudo (Foto: André Fernandes/Agência Amapá)Atuação no campo garantiu melhoria econômica para o estado, diz estudo (Foto: André Fernandes/Agência Amapá)

Atuação no campo garantiu melhoria econômica para o estado, diz estudo (Foto: André Fernandes/Agência Amapá)

O setor de agropecuária do Amapá, com crescimento previsto de 9% ao ano, deve impulsionar o Produto Interno Bruto (PIB) do estado, segundo aponta estudo divulgado pelo Valor Econômico. A estimativa de crescimento da economia em 2017 é de 1,2%.

Os números avaliaram a projeção da situação financeira do estado para o ano, nos setores de agropecuária (9%), comércio (-2,1%) e serviços (1,3%). As previsões fazem parte do “Mapa da Recuperação Econômica”, dos economistas Everton Gomes e Rodolfo Margato e analisa dados anuais divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Amapá está entre os 20 estados que devem terminar o ano com recuperação econômica, sendo o 5º maior indicador do Norte e Nordeste, ficando atrás de Maranhão (3,1%), Tocantins (1,9%), Piauí (1,7%) e Rondônia (1,4%). A média nacional, segundo o estudo, ficou em 0,5%.

Produção de soja deve crescer quase 30% em 2017, segundo IBGE (Foto: Divulgação/Aprosoja)Produção de soja deve crescer quase 30% em 2017, segundo IBGE (Foto: Divulgação/Aprosoja)

Produção de soja deve crescer quase 30% em 2017, segundo IBGE (Foto: Divulgação/Aprosoja)

O estudo divulgado pelo Valor reforça também os efeitos diretos e indiretos da agropecuária como fator determinante da melhoria econômica, que por sua vez, eleva o setor de serviços.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here