Amapá registra queda na geração de empregos pelo 3º mês consecutivo

0
Setores de serviços como manutenção e alojamento tiveram queda nas contratações (Foto: Guilherme Berti/PMMC)Setores de serviços como manutenção e alojamento tiveram queda nas contratações (Foto: Guilherme Berti/PMMC)

Setores de serviços como manutenção e alojamento tiveram queda nas contratações (Foto: Guilherme Berti/PMMC)

O Amapá fechou outubro com 49 postos de trabalho a menos, resultado do maior número de demissões do que contratações. A redução nas vagas no mercado acontece pelo terceiro mês consecutivo no estado, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Segundo os dados divulgados na segunda-feira (20) pelo Ministério do Trabalho, o Amapá encerrou o décimo mês do ano com 1.393 desligamentos contra 1.344 admissões.

Apesar da baixa pelo terceiro período seguido, o saldo de empregos em 2017 ainda é positivo, com 330 novos postos, muito influenciado pelo bom desempenho do mercado local no primeiro semestre.

Das demissões em outubro, o setor de serviços foi o maior responsável, com 113 desligamentos a mais que contratações. As áreas mais atingidas foram “serviços de alojamento, alimentação e manutenção” que perdeu 79 vagas e a área de ensino que ficou com 18 profissionais a menos.

Também tiveram baixas os setores de indústria de transformação (-20) e agropecuária (-3). Dos demais setores pesquisados pelo Caged, a construção civil (+56) e a extrativa mineral (+23) ficaram com os melhores desempenhos. Maior contratador, o comércio ficou estagnado em outubro com somente 7 novos empregos.

Saldo de postos de trabalho por setor no mês de outubro:

  • Construção civil: 56
  • Extrativa mineral: 23
  • Comércio: 7
  • Serviço industrial de utilidade pública: 1
  • Administração pública: 0
  • Agropecuária: -3
  • Indústria de transformação: -20
  • Serviços: -113

O Caged também divulgou os dados de contratações nas três maiores cidades do estado, e somente Macapá teve queda com perda de 131 postos. Santana teve alta de 34 vagas e Laranjal do Jari três.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here