Araguari tem Festa de Congados neste final de semana

0

Neste final de semana ocorre a tradicional Festa de Congados, em Araguari, que vai reunir elementos temáticos africanos e ibéricos, com danças temáticas da formação afro brasileira.

O evento começa às 16h deste sábado (7) com a chegada dos ternos na residência da madrinha do mastro de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Às 19h, haverá missa conga na Igreja do Rosário e, em seguida, levantamento do mastro com a bandeira e cerimônia da queima da fogueira. As apresentações terminam por volta das 22h.

No domingo (8), o Padre, os Generais e o Rei da Coroa de São Benedito se concentram na porta da Casa de Reis da Coroa de Nossa Senhora do Rosário. Após a saudação, toda a irmandade desce com fardas coloridas, estandartes e bandeirinhas em procissão até a Igreja do Rosário. Ao chegar no largo, todos os ternos se abrem numa fileira dupla, para que o Moçambique Branco, considerado a Casa Real, passe.

À noite, haverá procissão coordenada pela igreja com a participação dos sons das caixas, gungas e chocalhos dos congados, além de missa campal, com a coroação de Nossa Senhora do Rosário e queima de fogos.

Já na segunda feira (9), as visitas e incursões de ternos de congados por toda a cidade começam às 14h. Mais tarde, às 17h, a população se reúne na porta da igreja para o descerramento do mastro e seguem para a Casa dos Reis, onde a cemimônia será concluída.

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here