Audiência aborda necessidades de moradores da Resex Rio Ouro Preto em RO

0

Uma Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Guajará-Mirim (RO) na última semana discutiu as necessidades prioritárias dos moradores da Reserva Extrativista Rio Ouro Preto (Resex Rio Ouro Preto), situada na Zona Rural do município, a cerca de 330 quilômetros de Porto Velho.

O encontro serviu para levantar várias questões relativas aos meios de sobrevivências dos pequenos produtores e também para tentar encontrar possíveis soluções para alavancar a economia na região de fronteira com a Bolívia.

O evento teve a participação de líderes da Resex Rio Ouro Preto e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de Porto Velho e Guajará-Mirim, além da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Escritório Regional de Gestão Ambiental e da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Durante as discussões, o conselho deliberativo da Resex Rio Ouro Preto se posicionou a favor do incentivo ao turismo e expôs as necessidades de investir nos planos de manejo sem infringir as leis ambientais, trazendo assim uma forma viável de sustentar as famílias dos extrativistas.

A audiência definiu que nos próximos dias 26 e 27 de outubro será realizado um seminário para discutir quais as melhores formas de melhorar as condições de produção e qualidade de vida dos moradores, além de informações sobre como proceder legalmente com os planos de manejo, sem cometer crimes ambientais.

Fonte: G1 / RO

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here