Barbacena confirma mais uma morte por febre amarela; dois pacientes seguem internados com a doença

0

O homem, de 57 anos, morador da cidade de Piranga, que morreu no último sábado (27) foi diagnosticado com febre amarela. A confirmação foi feita pela Prefeitura de Barbacena na tarde desta quarta-feira (31), sendo, então, o segundo óbito registrado na cidade. Além desses casos, outros dois pacientes, também de Piranga, estão internados no Hospital Regional e tiveram a confirmação da doença.

Ainda de acordo com a Prefeitura, 13 pacientes seguem internados no Hospital Regional com quadro suspeito: quatro de Piranga, três de Barbacena, um de Desterro do Melo, Cipotânea, Ouro Branco, Itaverava, Conselheiro Lafaiete e Santana dos Montes.

Amostras de todos os casos suspeitos foram enviadas para exames na Fundação Ezequiel Dias (Funed) e o laudo deve ser divulgado nos próximos dias.

Dentro das medidas preventivas, a Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps) divulgou ações de vacinação para os próximos dias. No próximo sábado (3) e domingo (4), nas feiras livres da Avenida Irmã Paula e da Olegário Maciel, equipes estarão nos locais das 7h às 13h.

Na zona rural, o município realiza uma varredura de casa em casa, com o intuito de verificar quem ainda não se vacinou e aplicar a dose única. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) também continuam realizando a vacinação, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

O decreto nº 8.257 autoriza a adoção de medidas administrativas necessárias à contenção dos surtos, como aquisição de insumos e materiais e a contratação de serviços e pessoal de forma emergencial sem a necessidade de abertura de licitação pelo prazo de 180 dias.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos infestados.

Em área rural ou de floresta, os macacos são os principais hospedeiros e a transmissão ocorre pela picada dos mosquitos transmissores infectados Haemagogus e Sabethes. Nas cidades, a doença pode ser transmitida principalmente por mosquitos da espécie Aedes aegypti. Não há transmissão direta de pessoa a pessoa.

Os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here