Unidade atendeu cerca de 4 mil pacientes entre agosto de 2016 e junho de 2017. Atendimentos gratuitos iniciam no próximo dia 21 e encerram no dia 4 de julho.

Barco Hospital atende população ribeirinha em Rondônia (Foto: Jenifer Zambiazzi/Arquivo pessoal)

Barco Hospital atende população ribeirinha em Rondônia (Foto: Jenifer Zambiazzi/Arquivo pessoal)

As comunidades ribeirinhas e indígenas entre as cidades Pimenteiras do Oeste (RO) até Guajará-Mirim (RO), a cerca de 330 quilômetros de Porto Velho, receberão atendimentos gratuitos nas áreas de saúde, social e judicial a partir do dia 21 até 5 de julho, na Unidade de Saúde Social Fluvial Walter Bártolo. Segundo a coordenação do barco hospital, entre agosto de 2016 e junho de 2017 foram atendidos cerca de 4 mil pacientes e tiveram mais de 20 mil procedimentos realizados nas localidades.

O público alvo dos atendimentos são os quilombolas, ribeirinhos e índios das aldeias da região. Durante a viagem da embarcação, os pacientes terão direito a consultas médicas gratuitas de odontologia, exames preventivos, pré-natal, vacinas, além de serviços de cidadania como emissão de documentos, emissão de 2ª via de certidão de nascimento ou casamento, passe livre de idoso e também na área de Justiça Rápida.

Ainda segundo a equipe coordenadora, a unidade atenderá as localidades de Pimenteiras, Laranjeiras, Porto Rolim, Pedras Negras, Santo Antônio, Santa Fé e Forte Príncipe.

Durante a viagem serão distribuídas 100 caixas de hipoclorito de sódio para que os ribeirinhos possam utilizar no tratamento da água que é consumida diariamente. O objetivo é diminuir e minimizar a incidência das patologias que estão diretamente ligadas com o consumo da água não potável nas localidades.

Confira o cronograma de atendimentos do barco hospital:

21 a 23/06
Atendimento em Pimenteiras
24/06
Atendimento em Laranjeiras
25 a 27/06
Atendimento em Porto Rolim
28 a 29/06
Atendimento em Pedras Negras
30/06
Atendimento em Santo Antônio
01/07
Atendimento em Santa Fé
02 a 4/07
Atendimento em Forte Príncipe
5/07
Retorno para Guajará-Mirim

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here