Bitcoin pode ameaçar estabilidade financeira, diz membro do Fed

0

O uso generalizado de criptomoedas como o bitcoin poderia ameaçar a estabilidade financeira, alertou nesta quinta-feira (30) o membro do Federal Reserve (Fed), Randal Quarles.

O bitcoin está na mira de mercados como o Nasdaq, e as bolsas de valores e mercadorias que operam em Chicago anunciaram que vão trabalhar com bitcoins no futuro.

O bitcoin está presente nas plataformas de trocas específicos, mas não nos mercados regulados. Ele não tem um banco central que lhe respalde e é regido por uma ampla comunidade de internautas.

Às 19h GMT (17h de Brasília), um bitcoin valia US$ 9.734,98. Na quarta-feira, chegou a US$ 11.434, para em seguida cair mais de 15%.

Nesta quinta, Quarles disse que em tempos de crises, a demanda de liquidez dos depositantes aumenta e pressiona os bancos. Contudo, ainda não ficou claro o que aconteceria com as criptomoedas em situações similares.

“A ‘moeda’, ou ativo, no centro desses sistemas não está respaldada por outros ativos, não tem valor intrínseco, não tem o aval de uma instituição regulada e, em muitos casos, de nenhuma instituição”, disse.

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here