Bolos, docinhos e salgados inéditos atraem visitantes em festival gastronômico no AP

0
Diversidade de bolos estão sendo apresentados por boleiros no 1º 'Festival Saborear' (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)Diversidade de bolos estão sendo apresentados por boleiros no 1º 'Festival Saborear' (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)

Diversidade de bolos estão sendo apresentados por boleiros no 1º ‘Festival Saborear’ (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)

Profissionais de 22 empresas da confeitaria e panificação começaram a apresentar ao público inovações nos cardápios nesta quinta-feira (14), em Macapá. Seja com ingredientes regionais ou exóticos, a ideia é fazer os visitantes se deliciarem com os produtos apresentados em primeira mão aos visitantes do 1º “Festival Saborear”.

Com a ideia de ser uma vitrine com várias opções de empresas, ganharam destaque ficou com os “cakes designers”, a arte de montar e decorar bolos para festas. A boleira Keyla Rocha, de 30 anos, trabalha há 4 anos no setor. No festival, a também empresária optou em evidenciar o sabor do bolo que ela produz.

“A gente teve a ideia de mostrar a massa para o público conhecer e aprovar, e criamos esse novo recheio feito com abacaxi. Quando o cliente encomenda, ele vê o bolo por fora, e a gente quis mostrar como é a massa. Porque além de bonito, o cliente precisa saber como é gostoso”, comentou Keyla.

Cristiane Lisboa mostra 'Folhado Tucuju' e 'Minicoxinha Romeu e Julieta' (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)Cristiane Lisboa mostra 'Folhado Tucuju' e 'Minicoxinha Romeu e Julieta' (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)

Cristiane Lisboa mostra ‘Folhado Tucuju’ e ‘Minicoxinha Romeu e Julieta’ (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)

No ramo da panificação, a empresária Cristiane Lisboa, de 39 anos, estimulou que os colaboradores da panificadora criassem inovações em um pequeno concurso. Entre as ideias, surgiu um combo oferecido no festival contendo um folhado de recheio de creme de tucupi, jambu e camarão regional, e uma minicoxinha de goiabada com queijo da região.

“A ideia era trazer inovação, então a gente montou dentro da padaria um concurso para que eles mostrassem um produto diferente. Escolhemos esse combo que é a mistura do doce e o salgado. As pessoas têm uma receptividade muito grande”, disse Cristiane.

A minicoxinha foi um dos produtos que agradou o paladar do auditor público Ediraldo Homobono, de 54 anos. Acompanhado da esposa, ele aprovou a combinação de um doce num salgado tradicional.

“Eu acho que é assim que as empresas evoluem, saem da mesmice, e usando ingredientes regionais. Acho muito válido, é assim que se incentiva a produção de alimentos. Achei essa coxinha deliciosa”, falou, saboreando.

Festival Saborear acontece até sábado (16), no estacionamento do Sebrae, em Macapá (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)Festival Saborear acontece até sábado (16), no estacionamento do Sebrae, em Macapá (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)

Festival Saborear acontece até sábado (16), no estacionamento do Sebrae, em Macapá (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)

A programação acontece das 16h às 22h até sábado (16), na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no Centro da capital. Além de degustações no valor de R$ 5, também são oferecidas oficinas de qualificação para o público em geral, nos horários das 17h e 19h.

Organizando a exposição que reúne confeitaria, doceria, panificação e lanchonetes, a equipe apostou nos ingredientes regionais e não-tradicionais para agradar os macapaenses.

“É uma forma de promover esses produtos. O visitante encontra aqui uma variedade de pratos, desde a tapioca e os salgadinhos até os bolos e tortas, se tornando até um cliente dessas empresas”, comentou uma das organizadoras do evento, Isana Alencar.

1º Festival Saborear
Data: de 14 a 16 de setembro (de quinta-feira a sábado)
Horário: das 16h às 22h
Local: Sebrae (Avenida Ernestino Borges, entre as ruas Eliézer Levi e Odilardo Silva, bairro Laguinho)
Entrada franca

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here