'Caminhada Passos que Salvam' alerta para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil em RO

0

Cerca de 200 pessoas se reuniram na manhã deste domingo (26) para uma caminhada de conscientização contra o câncer infantojuvenil em Ariquemes (RO), no Vale do Jamari. O ponto de concentração foi na Avenida Tancredo Neves, em frente à prefeitura e os participantes caminharam até o Parque Botânico. Essa é a quarta edição da ‘Caminhada Passos que Salvam’.

O evento tem como objetivo alertar pais, responsáveis e outras pessoas que lidam com crianças e adolescentes para que busquem conhecimento sobre as características de alguns tumores e sintomas, que muitas vezes são confundidos com doenças comuns da infância.

A médica Luciane Berti explica que pequenas alterações na saúde dos jovens devem ser observadas com atenção.

Rute dias é mãe de Izaque, de 3 anos. Quando ele era recém-nascido, ela descobriu através de uma foto, uma mancha no olho dele. Era um câncer inicial, mas agressivo, na retina do garoto.

“Foi através de uma fotografia comum que a gente conseguiu detectar uma mancha branca no olho e vimos que era algo diferente. Procuramos um profissional e ele realmente nos confirmou que era um câncer de retina. O diagnóstico precoce foi primordial para a cura dele” contou.

Eliane Moreschi que é coordenadora da caminhada e também trabalha na regulação do Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Ela faz a intermediação entre os médicos locais e os hospitais que tratam a doença em outras cidades.

Após um percurso de cerca de 1 quilômetro, os participantes ouviram testemunhos de famílias que enfrentaram o câncer e tomaram um café da manhã no Parque Botânico.

A divulgação da caminhada em Ariquemes foi feita através do aplicativo Tô na Rede, no qual os internautas podem enviar sugestões de reportagem ao G1.

Em Jaru (RO), a cerca de 290 quilômetros de Porto Velho, aproximadamente 150 pessoas também participaram da caminhada, que seguiu pelas Avenidas Padre Adopho Rohl e Rio Branco.

Fonte: G1 / RO

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here