Católicos de Juiz de Fora celebram 300 anos de Nossa Senhora Aparecida

0
Missas, procissões, motociatas e celebração arquidiocesana serão realizadas em Juiz de Fora (Foto: Reprodução/TV Integração)Missas, procissões, motociatas e celebração arquidiocesana serão realizadas em Juiz de Fora (Foto: Reprodução/TV Integração)

Missas, procissões, motociatas e celebração arquidiocesana serão realizadas em Juiz de Fora (Foto: Reprodução/TV Integração)

Paróquias em Juiz de Fora, na Zona da Mata, terão programação intensa nesta quinta-feira (12), quando são celebrados os 300 anos que a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada nas águas do Rio Paraíba.

As celebrações serão realizadas a partir de 6h desta quinta (12) nas igrejas de Nossa Senhora Aparecida no bairros Nossa Senhora Aparecida, Linhares; na quase-paróquia no Bairro Granjas Bethânia e na Catedral, no Centro. (Confira a programação completa abaixo)

A partir de 9h, são esperados dois mil motociclistas para a 22ª Motociata de Nossa Senhora Aparecida, que percorrerá as ruas da cidade com a imagem da Padroeira no Bairro Bom Pastor. Eles seguirão pela Avenida Barão do Rio Branco até o Bairro Manoel Honório, passando pela Avenida Governador Valadares e pelas ruas Américo Luz e Américo Lobo, retornando pela Avenida Rio Branco até a Catedral Metropolitana, onde serão abençoados e participarão da missa das 11h30, presidida por Dom Gil Antônio Moreira.

O destaque do dia será a celebração arquidiocesana com concentração de fiéis das diversas paróquias a partir de 15h, no estacionamento do Shopping Jardim Norte, na Avenida Brasil. Às 16h haverá missa presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada por diversos padres da Arquidiocese.

Em seguida, as águas do Rio Paraibuna serão abençoadas e mudas de árvore serão plantadas nas margens, em referência ao tema da Campanha da Fraternidade deste ano, “biomas brasileiros e defesa da vida”. Em seguida, uma procissão pela Avenida Brasil seguirá em direção à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro de mesmo nome, onde nova missa será celebrada às 19h. Nesta matriz se encontra a Imagem Peregrina da Padroeira do Brasil doada à Arquidiocese de Juiz de Fora pelo Santuário Nacional de Aparecida em 2016.

Igreja de Nossa Senhora Aparecida no Bairro Nossa Senhora Aparecida (Foto: Roberta Oliveira/G1)Igreja de Nossa Senhora Aparecida no Bairro Nossa Senhora Aparecida (Foto: Roberta Oliveira/G1)

Igreja de Nossa Senhora Aparecida no Bairro Nossa Senhora Aparecida (Foto: Roberta Oliveira/G1)

O Grupo Semana Santa, pertencente à Paróquia Santa Luzia, fará três apresentações do primeiro musical, “Romaria”, que homenageia a Padroeira do Brasil pelo olhar da figura do romeiro.

A peça de autoria Eduardo Crochet é inspirada na canção de Renato Teixeira, conta as desventuras de José Emanuel, um peão de Pirapora que, em meio a uma série de adversidades, vê a última esperança em um quadro da Virgem Maria. O musical também vai homenagear compositores como Gilberto Gil, Almir Sater, Roberto e Erasmo Carlos, Geraldo Azevedo, Padre Zezinho e Luiz Gonzaga.

A primeira exibição de “Romaria – o musical” será nesta quinta, às 20h, na Igreja Matriz Santa Luzia, na Rua Ingrácia Pinheiro, nº 160, no Santa Luzia. No sábado (14), o “Romaria” será apresentado às 18h, na Igreja Bom Pastor, na Praça Dr. João Tostes, s/nº, Bom Pastor. A última apresentação será no domingo (15), às 19h, no teatro da Paróquia São Mateus. Neste local, será necessário retirar os ingressos na secretaria paroquial na Rua São Mateus, nº 629, no São Mateus. A entrada é gratuita em todas as exibições.

Nesta quinta-feira será aberta a exposição do artista plástico Yure Mendes que ficará em cartaz no piso L1 do Shopping Jardim Norte. Lançada em Muriaé em agosto, a exposição “300 Anos de Nossa Senhora Aparecida” terá dez esculturas de ferro, uma delas ainda inédita e novidades na montagem e na instalação. Algumas pertencem ao acervo pessoal de clientes que cederam para a montagem da exposição.

Misturando materiais reciclados e inspirado nas características do artesanato mineiro, Yure realiza construções e desconstruções da imagem de Nossa Senhora Aparecida, ressaltando sua representatividade e a fé de seus seguidores. O shopping funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 13h às 21h.

Exposição de Yure Mendes reúne dez esculturas de ferro que fazem releituras da imagem de Nossa Senhora Aparecida  (Foto: Yure Mendes/Divulgação)Exposição de Yure Mendes reúne dez esculturas de ferro que fazem releituras da imagem de Nossa Senhora Aparecida  (Foto: Yure Mendes/Divulgação)

Exposição de Yure Mendes reúne dez esculturas de ferro que fazem releituras da imagem de Nossa Senhora Aparecida (Foto: Yure Mendes/Divulgação)

Programação do Dia de Nossa Senhora Aparecida em Juiz de Fora

Catedral Metropolitana – Rua Santo Antônio, nº 1.201, Centro

7h, 8h30, 10h, 11h30, 18h e 19h30: Missa

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Rua Nossa Senhora Aparecida, nº 120, Nossa Senhora Aparecida

6h: Celebração Sertaneja
8h: Celebração especial para motoristas, taxistas, motoristas profissionais e motoqueiros
10h: Celebração especial para crianças, juventude, estudantes e escoteiros
12h: Celebração Afro-Brasileira
14h: Celebração especial para idosos
15h: Concentração no estacionamento do Shopping Jardim Norte
19h: Missa Solene presidida por Dom Gil Antônio Moreira, após procissão pelas margens do Rio Paraibuna

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Rua Diva Garcia, nº 2.100, Linhares

6h – Alvorada festiva
7h – Missa
10h – Missa Solene
12h – Almoço da Padroeira
*Haverá funcionamento de cantina todos os dias.

Quase-Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Rua Salvador Cannavio, nº 3, Granjas Betânia

6h – Alvorada com queima de fogos
7h – Missa de acolhida
10h – Missa das crianças
16h – Carreata saindo da Matriz, seguida da procissão luminosa pelas ruas do bairro
17h30 – Santa Missa Solene de Encerramento sob a presidência do arcebispo emérito, Dom Eurico dos Santos Veloso
* Após a missa, haverá show com bandas católicas e funcionamento de barracas, no pátio da Matriz.

Celebração em outra cidade

Em Arantina, no Sul de Minas, na matriz consagrada à santa na Praça Joaquim de Seixas, no Centro, os fiéis são esperados para a alvorada festiva às 6h e de missa solene às 9h. Às 12h haverá repicar dos Sinos, oração do Ângelus e salva de fogos. As celebrações continuam às 18h, com procissão luminosa seguida de missa na matriz. Também estão previstos leilão de prendas, barraca de salgados, shows e apresentação da Corporação Musical Arantinense.

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here