Ceará tem domingo de carnaval chuvoso em 80 cidades; Russas tem 73,8 mm

0

O domingo de carnaval (11) começou chuvoso em pelo menos 80 cidades do interior do Ceará. Monitoramento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) mostra que as precipitações aconteceram principalmente nas Regiões do Cariri, Jaguaribana e Sertão Central e Inhamuns desde 7h de sábado (10) até 7h do domingo.

A maior chuva do período foi em Russas, na Região de Jaguaribe, com 73,8 milímetros.

Na cidade de Juazeiro do Norte a chuva causou transtornos. Um supermercado ficou alagado. (Veja vídeo acima).

Outras grandes precipitações aconteceram em Araripe (66,0 mm), Altaneira (61 mm), Missão Velha (60 mm), Juazeiro do Norte (56 mm), Caririaçu (54 mm), Crato (52 mm) e Potengi (51 mm). Esse é o balanço atualizado até as 10h40.

Funceme informou que foliões terão um carnaval chuvoso em algumas regiões do Ceará. Ao longo dos dias de festa, a influência do sistema meteorológico vai impactar de forma diferentes o litoral e interior cearense.

Confira a previsão da Funceme:

De acordo com o meteorologista da Funceme David Ferran, o litoral do Estado também está propício a chuvas, principalmente durante a madrugada e no início da manhã ao longo do feriadão.

O principal sistema responsável a formação de nuvens e, posteriormente, a ocorrência de chuvas, continua sendo a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Na porção sul do Estado, principalmente no Cariri, há ainda uma leve influência da Zona de Convergência de Umidade (ZCOU), que se constitui em uma faixa de nebulosidade que se estende da Amazônia até o Atlântico Sul, orientada no sentido noroeste-sudeste.

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here