Cemitérios ficam lotados no Dia de Finados em Ariquemes, RO

0

Os cemitérios de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, ficaram lotados na manhã desta quinta-feira (2), onde os moradores prestaram homenagens aos familiares e amigos em referência ao Dia de Finados. Os portões para a visitação dos túmulos foram abertos às 7h e às 8h. Cerimônias religiosas foram realizadas nos cemitérios São Sebastião e São Francisco de Assis.

O Cemitério São Sebastião, localizado no Bairro Jorge Teixeira, foi construído em 1997 e nele estão enterrados mais de 12 mil corpos. No local, a movimentação era intensa e inúmeras pessoas caminhavam entre as sepulturas enquanto procuravam os túmulos dos entes queridos.

Enquanto uns assistiam a cerimônia, vários familiares iniciaram as visitas aos túmulos e homenagearam parentes e amigos falecidos. As homenagens foram feitas com flores, arranjos, velas e orações.

A vendedora Aline Figueiredo conta que veio prestar homenagens a um tio e que todos os anos visita o túmulo nesta época, como uma forma de agradecimento aos momentos e as boas lembranças vividos com ele.

“Ele [tio] sempre foi apegado com todos da família, quando faleceu, todos nós passamos por uma tristeza enorme, mas conseguimos boas lembranças ao pensar dele por aqui.

Já a servidora pública, Enilda Ribeiro prestava homenagem aos parentes que perdeu. Em meio a lágrimas, ela se prontificou de colocar velas em volta da dos túmulos. “Nós acreditamos que ao acender a vela, a vela será a luz de Deus”.

As ruas de acesso aos cemitérios estavam com fluxo de veículos bastante intenso e chegou a formar filas de espera. Durante o feriado, os vendedores ambulantes trabalham nos dois cemitérios do município e a maioria relata que servirá como um ganho extra.

Como no caso da assistente de serviços gerais Viviane Maximino, que pretende conseguir um lucro favorável durante o dia. “A gente precisa aproveitar as datas para conseguir uma renda extra nessa época, mesmo sendo uma data que traz tristeza às vezes”, conta.

Fonte: G1 / RO

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here