Cinema itinerante oferece cultura à crianças carentes gratuitamente em Cacoal, RO

0

A empolgação, o brilho nos olhos e o encantamento de quem não conhecia o cinema pôde ser percebido nos alunos da Escola Estadual Paulo Freire, que participaram do projeto ‘Cine Gazin’, na manhã de terça-feira (12) em Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho. A carreta do projeto está estacionada em frente a prefeitura e durante dois dias, apresentará filmes para crianças de escolas da rede estadual e municipal. Em Cacoal, serão 900 alunos atendidos.

Sala escura com poltronas confortáveis, ar-condicionado, além de pipoca e refrigerante, tudo contribuiu para que os alunos sintam-se realmente em uma sala de cinema. A Escola Paulo Freire foi uma das contempladas com o projeto, por ser considerada uma instituição periférica. A maioria dos alunos não conheciam o cinema, como é o caso de Mateus Henrique, de 8 anos, que contou o que esperava encontrar dentro da sala de cinema.

“Eu acho que lá dentro vai ser bem escuro, com uma televisão grande brilhante. Terá muita pipoca e refrigerante e o filme que vai passar é ‘Frozen’, porque eu amo esse filme”, disse o garoto.

Para a supervisora da escola, Nalva Regina da Silva, o projeto abrirá os horizontes dos alunos no que diz respeito a cultura. A escola trouxe mais de 80 alunos do 3º e 4º anos, todos com a autorização dos pais.

“Esse projeto mostrará aos alunos coisas diferentes. Nós sempre procuramos fazer o melhor, envolver eles em tudo que soma com o aprendizado e eles amam, estão muito entusiasmado”, contou a supervisora.

De acordo com o gerente Andrew Rafael, a carreta com o cinema itinerante já percorre o Brasil há dois anos, levando cultura a quem não tem acesso. Em Cacoal, serão 900 alunos atendidos. Além dos alunos, a última sessão será aberta ao público geral, com vagas limitadas.

Além de Cacoal, a carreta passará pelos municípios de Ouro Preto do Oeste, Machadinho D’Oeste, Alto Paraíso, Mirante da Serra e Cujubim, todos municípios de Rondônia. O cinema itinerante continua em Cacoal até quarta-feira.

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here