Confira o que abre e o que fecha no feriado de Proclamação da República em cidades da Zona da Mata e Vertentes

0
Vista panorâmica de Juiz de Fora (Foto: Reprodução/TV Integração)Vista panorâmica de Juiz de Fora (Foto: Reprodução/TV Integração)

Vista panorâmica de Juiz de Fora (Foto: Reprodução/TV Integração)

O feriado desta quarta-feira (15), quando é comemorado o Dia da Proclamação da República, promove mudanças no funcionamento de órgãos públicos em algumas cidades da Zona da Mata e do Campo das Vertentes. Confira as alterações:

Não haverá expediente nos órgãos da Prefeitura de Juiz de Fora na quarta, com exceção alguns serviços, como nas unidades de Pronto Atendimento (Upas) dos bairros São Pedro, Santa Luzia e Benfica, na Regional Leste, Pronto Atendimento Infantil (PAI), Serviço de Atendimento Móvel de Saúde (Samu) e Hospital Pronto Socorro (HPS).

Já as unidades básicas de Saúde (UBSs), a Farmácia Central e os departamentos da Criança e do Adolescente, do Idoso e da Mulher não terão expediente.

O parque da Lajinha vai funcionar normalmente todos os dias, das 8h às 17h. No Museu Mariano Procópio, a Galeria Maria Amália funciona de 10h às 17h, enquanto o parque permance aberto de 8h às 18h. Para quem possui carteirinha do Clube da Caminhada, o museu abre a partir das 6h.

A sede da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), o Museu Ferroviário, os centros culturais “Bernardo Mascarenhas” e “Dnar Rocha” não funcionarão, assim como as bibliotecas “Murilo Mendes” e “Delfina Fonseca Lima”. Já o Centro de Esportes Unificado (Praça CEU) estará aberto das 11h às 20h.

No Espaço Cidadão, não haverá expediente, enquanto a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) e a Defesa Civil funcionam em esquema de plantão, atendendo pelos telefones 115 e 199, respectivamente. A Guarda Municipal terá expediente nomal pelo telefone 153.

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) não fará coleta, mas equipes vão trabalhar em sistema de plantão no Canil Municipal e com varrição na área central e nas feiras livres. As duas unidades do restaurante popular também ficam fechadas e feira noturna de quarta será realizada nesta terça.

Os Conselhos Tutelares também atendem em esquema de plantão, pelos telefones (32) 9939-9073, nas regiões Sul e Oeste; (32) 9939-8073, para o Centro e a Zona Norte e (32) 9939-9373, na Zona Leste.

As casas de acolhimento institucional, os serviços para população de rua e os de abordagem social funcionam normalmente. Os centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Especializado de Assistência Social (Creas) não funcionarão na quarta.

Os serviços para população de rua funcionarão normalmente, com exceção do Centro Pop, que servirá alimentação e realizará encaminhamento para outros serviços. As unidades de Urgência e Emergência funcionarão em regime de plantão.

A Prefeitura decretou ponto facultativo nos dias 16 e 17 de novembro nas repartições públicas, com exceção dos serviços essenciais à população.

As escolas municipais, que possuem calendário próprio e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) funcionam normalmente.

A Prefeitura não fará coleta de lixo nesta quarta, mas o serviço volta ao normal depois do feriado. Já os departamentos Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Damae), de Obras e de Defesa Civil funcionam em esquema de plantão.

Segundo a assessoria da Prefeitura, os setores entram em recesso durante o feriado, mas retornam ao trabalho na quinta-feira (16). Já os serviços considerados essenciais à população, como urgência e emergência, funcionarão normalmente durante o feriado.

A Coleta de lixo, limpeza urbana e reparos funcionam em sistema de plantão e, em casos de emergências, a população pode entrar em contato com o Departamento Municipal de Saneamento Urbano (Demsur) pelo telefone 115.

A Defesa Civil pode ser acionada pelos números 199 e (32) 98826-9846 e a Casa Acolhedora pode ser acionada para acolhimento de famílias e pessoas em situação de rua. O comércio e a Câmara dos Vereadores interrompem o funcionamento durante o feriado, mas o horário normal é retomado na quinta e sexta.

Em Barbacena, haverá funcionamento apenas dos serviços essenciais, em regime de plantão. A Guarda Municipal pode ser acionada pelo telefone 153, enquanto a coleta de lixo e trânsito funcionam em escala. Informações podem ser obtidas pelos telefones (32)-3362-4058 e 156, respectivamente.

A Prefeitura de Ubá infomou que os serviços de ambulância, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), limpeza urbana e coleta de lixo funcionam normalmente, conforme programação regular.

As solicitações podem ser feitas através dos telefones (32) 3539-6173 ou 3531-8192 e (32) 3531-8010, respectivamente.

Já o Conselho Tutelar funciona em esquema de plantão através do telefone (32) 98810-2915. Os demais setores da Prefeitura voltam às suas atividades normais na quinta.

A Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno comunicou que, no dia 15 de novembro não estará em funcionamento. Já o sistema de coleta de lixo funciona das 6h às 16h.

A sala de curativos da Policlínica estará aberta das 7h às 12h e o setor de Exames e consultas “Novembro Azul” na funciona das 8h às 17h, no mesmo local.

Todos os departamentos e secretarias estarão em expediente na quinta e sexta, assim como os serviços essenciais à sociedade, como o Pronto Socorro, hospitais e Polícia Militar.

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here