Copasa apresenta novo organograma de obras da Estação de Tratamento de Esgoto em Divinópolis

0

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) em Divinópolis apresentará na próxima semana o organograma de retomada das obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). O encontro será nesta terça-feira (3).

De acordo com a assessoria do Executivo, se a Copasa não cumprir o novo organograma apresentado, a Prefeitura poderá em âmbito judicial, recorrer à Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae). A Companhia foi notificada a retomar as obras de construção da ETE, pela segunda vez esta semana, como destacou a assessoria.

Não cumprimento de prazos

De acordo com o anunciado pela Copasa em 2013, até o fim de 2016 seriam entregues as três estações de tratamento de grande porte. Apenas uma delas, a Estação de Tratamento de Esgoto do Rio Pará, ficou pronta.

Após o não cumprimento do cronograma para 2016, a autarquia estendeu o prazo para 2018, ano em que seriam concluídas a ETE de Santo Antônio dos Campos (Ermida) e a ETE da Bacia do Rio Itapecerica. Os valores das obras devem ultrapassar a casa dos R$ 240 milhões.

O não cumprimento do contrato levou o Executivo a notificar e denunciar a demora na Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae), pedindo a abertura de processo administrativo para que a Copasa comprovasse o cumprimento de suas obrigações.

Em decorrência da notificação da Agência intermediadora, em agosto, ocorreu uma reunião de conciliação e na ocasião foi repactuada a prorrogação por mais 24 meses do prazo previsto no contrato, que alterou a entrega das obras de 2016 para 2018.

As Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) irão tratar 100% do esgoto de Divinópolis. Em setembro de 2016, o então superintendente de operações da Copasa, Maurício Paulo Pereira, disse que o atraso se deu principalmente por conta do licenciamento ambiental que só foi assinado em julho de 2016.

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here