Crianças aprendem técnicas de sobrevivência na selva durante treinamento em Jaru, RO

0

Alunos do projeto Bombeiro-Mirim participaram no fim de semana de treinamentos de sobrevivência de selva, em Jaru (RO), a aproximadamente 290 quilômetros de Porto Velho. Em uma área de mata da Escola Família Agrícola, os jovens aprenderam como se virar em meio a floresta diante de situações onde alguns conhecimentos podem ser primordiais para a sobrevivência.

Segundo o instrutor do Bombeiro-Mirim em Jaru, Cabo Marcos Braga, os alunos têm idade entre 10 e 14 anos. Ele explica que durante do semestre de atividades, os menores também tiveram instrução escolar.

“O nosso projeto é tirar um pouco os adolescentes da rua, da marginalização, drogas, uso exacerbado da internet. São vários aspectos ensinados com base na disciplina, respeito e hierarquia”, disse.

Em meio a selva, os 38 ‘soldados’ aprenderam orientação com bússola, obtenção de água, como fazer fogo, construção de armadilha para animais de pequeno porte, reconhecimento de árvores, transposição de obstáculos, construção de abrigos temporários e reconhecimento e cuidados com animais peçonhentos.

Fabricio de Souza, de 14 anos, é um dos alunos do projeto. Perguntado se já sabia sobreviver na selva, ele diz ter uma boa noção.

A atividade de selva encerrou o ano do projeto. No retorno à cidade os estudantes receberam o ‘batismo’, que é um banho de mangueira, que os deu o título de Bombeiro-Mirim.

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here