'Dona Flor e seus dois maridos' e suas teorias: Flor feminista? Vadinho inventado? Elenco comenta

0

Se Vadinho é violento e desrespeitoso, é digno do amor de Flor? “Dona Flor e seus dois maridos”, história clássica de Jorge Amado lançada nos anos 1960, pode ganhar novos contornos em tempos de discussão aflorada sobre feminismo.

Estrelada por Juliana Paes, uma nova adaptação da obra chega aos cinemas nesta quinta (23), flertando com o tema. “O que mais fica claro na nossa versão é que essa história de que a mulher tem que ser a ‘bela, recatada e do lar’ já era colocada em questão naquela época [do lançamento do livro, em 1966]”, analisa a atriz.

Elenco de ‘Dona flor e seus dois maridos’ fala de teorias sobre a história no VÍDEO acima.

A trama é uma das mais conhecidas do imaginário brasileiro. Vadinho (no novo filme, Marcelo Faria), o primeiro marido malandro e depravado, morre em uma farra de Carnaval logo no começo.

Flor se casa novamente com o metódico farmacêutico Teodoro (Leandro Hassum). Gosta do segundo marido, mas sente tanta saudade do fogo do ex que ele acaba voltando como um fantasma para lhe importunar – ela hesita um pouco, mas o aceita. Juliana tem seu ponto de vista sobre a protagonista:

“O Vadinho volta só para dar amor para ela”, conclui Faria. “Ele também presta um serviço ao casal. Ela começa a ensinar ao Teodoro a ser mais generoso como amante.”

Hassum vai mais além. Na sua teoria sobre o livro, ao retornar do mundo dos mortos, Vadinho pode ser só uma invenção de Flor. “Ela escolheu a parte que queria dele”, explica.

O longa de 2017 é mais próximo de uma montagem teatral que estreou em 2008, do mesmo diretor, Pedro Vasconcelos. Ele diz que qualquer “mais para cá ou para lá” deve ser “reclamado diretamente com Jorge Amado”, já que o roteiro é fiel ao livro.

Mesmo assim, afirma esperar que problematizações de redes sociais não interfiram na interpretação do objetivo do escritor ao escrever a história, de “gerar uma voz libertadora”.

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here