EUA vão retomar emissão de vistos na Turquia, suspensos após crise diplomática

0

O Departamento de Estado americano afirmou nesta quinta-feira (28) que vai retomar completamente a emissão de vistos na Turquia, suspensos após a prisão de um funcionário local do consulado americano em Istambul. No dia 6 e novembro, o país havia retomado parcialmente o serviço.

Anunciada no dia 8 de outubro, a suspensão dos serviços de vistos, uma medida sem precedentes, exacerbou as tensões entre os dois aliados na Otan, já difíceis desde o fracassado golpe de Estado na Turquia em julho de 2016.

“O Departamento de Estado está confiante de que a postura de segurança melhorou o suficiente para permitir a retomada completa dos serviços de visto na Turquia”, afirmou um comunicado divulgado nesta quinta, que acrescenta, porém, que “preocupações sérias” continuam.

As relações entre a Turquia e os Estados Unidos foram ainda mais fragilizadas pelo indiciamento por “espionagem”, no início de outubro, de um funcionário turco do consulado americano em Istambul.

A justiça turca acusa Metin Topuz, o empregado detido, de estar ligado ao pregador exilado nos Estados Unidos Fethullah Gülen, que, segundo Ancara, está por trás da tentativa de golpe de 15 de julho de 2016.

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here