Família inspiradora constrói casa biossustentável com as próprias mãos em apenas 3 meses

No Mato Grosso, uma família inteira vem ressignificando a questão de moradia sustentável através de princípios da permacultura e, construiu sua casa com as próprias mãos. A casa inteira foi feita usando materiais recicláveis e possui um sistema conhecido como círculo de bananeira, do qual a água é reutilizada em pias e chuveiros e, ainda por cima, beneficia a plantação de bananas.

Hypeness
Hypeness

A casa foi construída em apenas 3 meses

A casa, localizada em Cáceres, a 220 km de Cuiabá, possui dois quartos, sala, banheiro, cozinha e sala de jantar. O aprendizado da permacultura, que não está limitada apenas ao design sustentável, mas sobretudo, à engenharia ecológica, começou há 10 anos, quando a família conheceu um grupo de argentinos e franceses. Desde então, se apaixonaram por este modelo ecológico e já construíram algumas casas através dele.

Hypeness

Hypeness
Hypeness

A maioria dos materiais utilizados já havia sido descartada

A primeira de todas, a Casa de Cupim, uma referência a um cupinzeiro que existia no local, hoje serve como local de separação do material industrial, que é incinerado. Os materiais orgânicos são todos devidamente separados e enviados para ser feita uma compostagem.

Hypeness

Hypeness
Hypeness

Mais de 14 técnicas foram utilizadas para a construção desta casa

As vantagens deste tipo de construção são inúmeras. Além do custo baixíssimo, já que praticamente todos os materiais são recicláveis, ela ajuda a construir um mundo melhor, com princípios ecológicos que deixarão um legado importantíssimo na sociedade, beneficia a agricultura local, une a comunidade e, abraça a educação e a economia circular. Todos os ensinamentos que vêm sendo adquiridos há uma década são passados para a comunidade local, através de cursos e palestras.

Hypeness

Hypeness
Hypeness

A casa de cupim é conhecida como marco zero


Fonte: R7