Festivais estimulam cultura cervejeira e comida de rua em Uberlândia

0

O crescimento do mercado de cervejas e o boom dos food trucks vêm estimulando uma nova alternativa de entretenimento em Uberlândia. Basta olhar para a agenda de eventos para consultar quando será o próximo festival gastronômico e cervejeiro que, além do mais, costuma oferecer diversas atrações musicais.

Esse tipo de atividade geralmente inicia durante o dia e se estende para o período noturno. Como é feita em espaços abertos como praças e ruas, os festivais acabam atraindo famílias e abrangendo todas as faixas etárias.

O empresário Roni Godinho foi um dos pioneiros na fabricação de cerveja e realiza eventos anuais na cidade. Se no início havia uma dificuldade muito grande em encontrar espaços públicos para realizar festivais por conta da comercialização de bebida alcoólica, agora ele percebe que o processo será menos burocrático a partir da sanção da lei municipal que regulamenta a produção de cerveja.

“Quando a gente inaugurou, esses festivais praticamente não existiam. A gente chegou a fazer o primeiro Festival de Inverno, em 2012, depois a Oktoberfest e agora mantemos três eventos ao ano. Hoje realmente são vários eventos e isso graças à popularização da cerveja artesanal e essa lei que prevê uma flexibilização maior para eventos nesses espaços”, disse.

Godinho também destacou que a tendência dos festivais é unir as cervejarias, a comida de rua e bandas da cidade a fim de valorizar a cultura local e estimular a economia nesses segmentos.

A mesma impressão é sentida pelo organizador de eventos, Marcelo Rabelo Santos Picosse, que, em parceria com a Associação do Comboio Food Truck de Uberlândia, promove diversos eventos de pequeno a grande porte.

“Uberlândia sempre foi carente em atrações. De uns anos para cá começou a aumentar e diversificar essa possibilidade de entretenimento por meio dos food trucks e do movimento cervejeiro que é muito forte na cidade. Até em eventos menores, quando um grupo de food trucks vai para uma praça e contrata músicos para tocar. É tudo interligado”, comentou.

Nos dias 27 e 28 de outubro, a cidade vai receber o Oktoberlândiafest. Um evento que vai reunir food trucks, cervejarias e bandas locais em frente ao Parque do Sabiá (Avenida José Roberto Migliorini).

De acordo com Rabelo, o evento tem o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo e será um espaço voltado principalmente para a família, unindo música e gastronomia. A ação também vai celebrar o desenvolvimento da indústria cervejeira na cidade. A expectativa é receber cerca de 10 mil pessoas nos dois dias de festa e oficializar o evento no calendário anual do município.

Entre as bandas que irão se apresentar no evento está a Autopilots, cujo baterista Erick Piovesan foi o responsável por organizar a parte de shows e fazer contato com os outros músicos.

“A gente conseguiu formar uma parceria com o Marcelo para correr atrás dessa parte e acabar trazendo bandas diversificadas para dentro desses festivais. O movimento da cultura cervejeira e food truck trouxe essa oportunidade a mais para as bandas locais se apresentarem, mostrando seus trabalhos autorais”, comentou Erick.

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here