Funceme registra chuva em sete cidades do Ceará nesta terça-feira

0

Choveu em sete municípios do Ceará no período das 7 horas de segunda-feira (18) às 7 horas desta terça-feira (19), segundo boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A chuva de maior intensidade ocorreu no município de Redenção, a 55 km de Fortaleza, de 12.0 milímetros.

Segundo a Funceme ocorreu chuva também nos municípios de Santana do Cariri (5.0 mm), Barbalha (3.5 mm), Araripe (3.4 mm), Milagres (2.3 mm), Missão Velha (2.0 mm) e Maranguape com (2.0 mm).

Previsão para os próximos dias

De acordo com a Funceme, a previsão para esta terça-feira, é de nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea e no centro-sul do Ceará. Nas demais áreas, céu parcialmente nublado no decorrer do dia.

Já para quarta-feira (20), há possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea e no sul do Ceará. Nas demais regiões, céu entre parcialmente nublado e claro.

E para quinta-feira (21), nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea e no sul do estado.

Situação de emergência em 41 cidades

O Governo do Estado do Ceará reconheceu situação de emergência em Fortaleza e outros 40 municípios cearenses devido à baixa quantidade de chuva e a elevadas temperaturas, “comprometendo o armazenamento de água, causando sérios problemas ao abastecimento, inclusive para o consumo humano e animal, desde o ano de 2012, reduzindo o padrão de qualidade de vida da população”.

O decreto de emergência foi publicado no Diário Oficial do Estado do Ceará desta segunda-feira (18). Uma das justificativas com o decreto é “combater e minimizar os efeitos das situações de anormalidade”.

O decreto inclui “áreas comprovadamente afetadas pela seca”, incluídas no Formulário de Informações do Desastre (FIDE) registrado no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres pelos Municípios relacionados. (Confira a lista de cidades abaixo.)

Com o decreto, há a solicitação de apoio do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil no Ceará, para prestar apoio aos municípios afetados, sob coordenação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

Cidades do Ceará em situação de emergência:

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here