Gratuidade em ônibus para doadores de sangue no trajeto entre Macapá e Santana é suspensa

0

O direito a gratuidade no transporte coletivo urbano para doadores de sangue no trajeto entre as cidades de Macapá e Santana, está suspenso, segundo o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Amapá (Setap). O órgão explicou que além de ser usado irregularmente por usuários, não foi definido pelo governo do Amapá quem vai custear o benefício.

Segundo o diretor de bilhetagem do Setap, Artur Sotão, existe uma regra que especifica que o benefício da gratuidade estará disponível para pessoas que fizeram doação de sangue por, pelo menos, 18 meses. Mas a exigência não é cumprida por quem solicita o serviço no sindicato.

“Muitos fazem apenas uma vez a doação e já querem garantir a gratuidade, mas a suspensão ocorreu também porque muitos usavam a carteira, que é específica para o trajeto entre Macapá e Santana, dentro do sistema urbano da capital. Além disso, até hoje não foi definido quem fará o custeio dessa gratuidade, que gera custos para o Setap”, ressaltou Sotão.

Procurada pelo G1, a Secretaria de Estado de Transportes (Setrap) informou que vai se pronunciar sobre o assunto ainda nesta quinta-feira (16).

O técnico em laboratório Alberto Correa, de 51 anos, é doador de sangue e tentou usar o benefício para se deslocar de Santana até Macapá, mas ficou surpreso ao ser informado que a carteira não seria mais aceita.

“Doei sangue não tem um mês mas não pude usar e nem renovar minha carteira. Infelizmente esse é um direito que nos foi retirado. Gostaria de saber se poderemos ter esse benefício novamente, pois contribuía muito para nosso dia a dia”, destacou.

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here