Idosos com Benefício de Prestação Continuada devem ser cadastrar no CadÚnico em Rolim de Moura

0

Os idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) em Rolim de Moura (RO), na Zona da Mata, têm até o dia 6 de outubro para ser inscrever no Cadastro Único (CadÚnico). O cadastramento teve início na segunda-feira (25), e quem não fizer a inscrição nesse prazo terá o beneficio cancelado. Os aposentados, pensionistas ou as pessoas que recebem o auxílio-doença não precisam se cadastrar.

Conforme a prefeitura de Rolim de Moura, todos os beneficiados ou os responsáveis por eles devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), para realizar o cadastro no CadÚnico, até o dia 6 de outubro. Para realizar a inscrição, os adultos precisam apresentar: CPF, RG, título de eleitor, carteira de trabalho, certidão de casamento (se tiver), comprovante de endereço, comprovante de renda (extrato do beneficiário ou holerite).

O Benefício da Prestação Continuada está inserido na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e garante um salário-mínimo mensal ao idoso com 65 anos ou mais ou à pessoa com deficiência de qualquer idade com impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo.

Para ter direito ao BPC é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja menor que um quarto do salário-mínimo vigente. Para ser beneficiado não é necessário ter contribuído com o INSS.

Porém, o programa não paga 13º salário e não deixa pensão por morte. A inscrição no Cadastro Único permite também ao beneficiário acesso a outros programas sociais, como a Tarifa Social de Energia Elétrica e a Carteira do Idoso. O Cras está localizado na Rua Corumbiara. 4336; Bairro Centro. Telefone: (69) 3442 6769.

Fonte: G1 / RO

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here