Incra realiza processo de titulação de assentamentos no Maranhão

0

Mais de mil famílias de assentamentos rurais no Maranhão receberam títulos de domínio de terra. O estado é o líder de conflitos no campo, segundo relatório da Comissão Pastoral da Terra. Ano passado 194 conflitos foram registrados em 75 cidades e 13 pessoas morreram. Mais de 30 mil famílias vivem em constante ameaça no Maranhão.

Os títulos concedidos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) contemplam trabalhadores de nove cidades do estado: santa Luzia do Paruá, Centro do Guilherme, Nova Olinda do Maranhão, Maranhãozinho, Presidente Médici, Montes Altos, Junco do Maranhão, Cidelândia e Maracaçumé.

O título assegura a propriedade definitiva da terra ao produtor rural, que além de ter o direito garantido, as famílias poderão buscar linhas de crédito para investir na terra. A superintendência do Incra no Maranhão disse que nos últimos dez anos, esta é a primeira vez que títulos de terra são expedidos para trabalhadores aqui do estado.

A comissão pastoral da terra afirma que essa demora nos processos de titulação, é um dos fatores responsáveis pela violência no campo. Há seis anos, segundo a comissão, o maranhão lidera o ranking de conflitos agrários.

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here