Justiça do Ceará aprova criação de órgão para agilizar julgamento de membros de facção

0

O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) aprovou nesta quinta-feira (1º) o projeto de lei que instituirá a Vara de Delitos de Organizações Criminosas, sediada em Fortaleza e com atuação em todo o Estado.

O Tribunal de Justiça estudava a criação do órgão “que foi acelerada diante do momento crítico que o Estado tem enfrentado com as ações de facções criminosas”. “A iniciativa visa a dotar o Judiciário de meios mais adequados para empreender agilidade ao julgamento de processos dessa natureza”, conforme o desembargador Gladyson Pontes.

A expectativa do Tribunal é de que haja maior integração entre órgãos que atuam na área, como a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), do Ministério Público Estadual.

Chacina no Forró do Gago

Na madrugada de sábado (27), um bando armado invadiu a casa de show e disparou vários tiros, matando 14 pessoas e deixando várias feridas. Seis suspeitos foram presos e um morreu em confronto com policiais.

Com a quadrilha, foram apreendidas várias armas de fogo, incluindo fuzis.

Por conta da crise da segurança, o governador Camilo Santana solicitou apoio do Governo Federal, que se comprometeu a enviar para o Ceará uma equipe da Polícia Federal para investigar as quadrilhas. Os policiais devem chegar na próxima semana.

Diante do cenário de insegurança, a OAB no Ceará cobrou do Governo do Estado o esvaziamento das cadeias, onde há constantemente fugas, rebeliões e conflitos. A Secretaria da Justiça do Ceará pediu um prazo de seis meses.

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here