Mais de 300 casos de incêndios foram registrados em 9 meses no Amapá

0

Um levantamento do Corpo de Bombeiros do Amapá aponta que em todo o estado 316 casos de incêndios foram registrados de janeiro ao início de outubro. Uma das causas apontadas para as ocorrências de incêndio são problemas na rede elétrica das casas, que provocam curtos-circuitos.

Em setembro, um incêndio atingiu ao menos 10 casas no bairro Araxá, na Zona Sul da cidade. Ao todo, 19 famílias ficaram sem ter onde morar, informou a Defesa Civil Municipal. O fogo se alastrou em uma área alagada de periferia, com moradias erguidas em madeira e algumas em alvenaria. Não houve registro de feridos, apenas de perda material.

No período de verão, os focos, sejam em residências ou áreas de matagal se tornam mais comum devido a aumento de temperatura, informou a corporação. Um fator comum que ocasiona incêndios são panelas esquecidas no fogão.

O tenente Vander Abreu explica que cuidados simples, como desligar aparelhos eletrônicos sem uso e evitar deixar o celular carregando na tomada durante a noite podem evitar curtos circuitos provoquem acidentes.

“Esses são fatores que podem contribuir para a ocorrência dos incêndios, devido ao excesso de carga de energia elétrica. Aparelhos televisores na tomada, por exemplo, mesmo não ligados já representam um risco porque com a descarga elétrica em um curto circuito, os moveis podem pegar fogo”, disse.

A corporação alerta ainda que as pessoas devem checar o funcionamento de aparelhos eletrônicos e evitar o armazenamento de líquidos inflamáveis perto de fontes de calor, além de não usar cabos de extensão para aparelhos de ar condicionado.

*Com informações da Rede Amazônica

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here