Mais de 4 mil pessoas participam do Outubro Rosa do Ijoma, em Macapá

0

Quadra lotada. Mais de 4 mil pessoas, segundo a coordenação, participaram da abertura oficial da campanha Outubro Rosa do Instituto do Câncer Joel Magalhães nesta quinta-feira (5), na quadra da Igreja Jesus de Nazaré, em Macapá. A mobilização é de incentivo à iniciativas de prevenção ao câncer de mama e de útero.

A programação iniciou com atrações culturais e encerrou com a tradicional Missa da Cura. Tiveram apresentações de dança com os grupos Arte Talento e Isadora Duncan, marabaixo do Laguinho e música com a cantora Patrícia Bastos.

Na luta contra o câncer, o instituto quer que as mulheres se conscientizem da importância de fazerem o autoexame. Por isso o tema deste ano faz a provocação “Você também é responsável”.

“Não estamos perdendo para o câncer e sim para o preconceito e a falta de informação, para o sedentarismo e o comodismo. Saia do sofá, venha fazer o autoexame, venha fazer a mamografia e buscar informação”, convida Padre Paulo, diretor do Ijoma.

Entre a multidão de rosa, a dona de casa Valdemira Vidal, de 61 anos, acompanhou a celebração emocionada e ciente do seu papel de mobilizadora e de cidadã.

“Eu nunca tive problema grave de saúde, mas faço questão de ajudar ao próximo, por isso apoio a campanha do Ijoma. Meus exames estão em dia e eu digo mesmo para todas as mulheres: vão se cuidar porque a gente só tem uma vida”, deixa o recado.

A programação do Ijoma é extensa. Dia 12 tem a minimaratona Outubro Rosa, corrida de rua que sairá às 6h, da frente da sede do instituto. Dia 21 ocorre uma ação social de saúde, também no Ijoma. Nesse mesmo dia, à noite, será realizado desfile de moda num shopping na Zona Sul da cidade, no qual as modelos serão mulheres que superaram o câncer. Dia 27 as comemorações continuam com a Caminhada Rosa, com saída da Praça da Bandeira, às 17h.

Ainda dentro da programação, todas as quartas terá roda de conversas, convivência, palestras, atendimentos com psicólogo, dermatologista, salão de beleza, no Ijoma, das 8h às 12h. E aos sábados acontecerão atividades gratuitas com exercícios físicos, zumba, aula laboral, verificação de pressão arterial e outros serviços, na quadra a igreja.

As ações encerram dia 29 com bingo durante todo o dia e mais atrações culturais, na quadra da Igreja Jesus de Nazaré.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here