Meteorologia prevê ventanias e pancadas de chuvas no mês de setembro no AP

0

Ventanias e pancadas de chuvas devem continuar ocorrendo no Amapá durante o mês de setembro, segundo Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (NHMET) do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa). Uma forte chuva foi registrada em Macapá na tarde de segunda-feira (11), derrubando uma árvore e causando princípio de incêndio na Zona Sul.

O meteorologista Jefferson Vilhena explica que os fenômenos estão relacionados à climatologia do Amapá, e que apesar de não ocorrerem no período de verão há pelo menos cinco anos, não se trata de uma situação atípica.

“Baseando-se em nossa climatologia, percebemos que os ventos fortes podem aparecer durante o período de verão, quando a temperatura é mais elevada no Amapá e consequentemente podem ser formadas pancadas de chuvas em áreas isoladas. Apesar de não ocorrerem com frequência desde 2012, em setembro o fenômeno pode ser considerado típico desta época”, destacou.

A ventania registrada na segunda-feira atingiu 57hm/h, de acordo com o Iepa, acima da média prevista para o período, de aproximadamente 15km/h.

O Iepa descarta a possibilidade de as chuvas fortes e ventanias no Amapá estarem relacionadas ao furacão Irma, que atingiu a costa Oeste dos Estados Unidos e foi rebaixado para tempestade tropical. O fenômeno que chegou a ser um furacão de categoria 5, a mais alta da escala Saffir-Simpson, foi reduzido na manhã do domingo (10) à categoria 3, com ventos de 195 km/h, e às 18h (horário de Brasília) para a categoria 2.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here