Nível do Rio Tocantins volta a cair em Imperatriz

0

Mesmo com as fortes chuvas na região tocantina, o nível do Rio Tocantins que havia subido, voltou a descer. O Rio Tocantins voltou a ficar com nível abaixo de zero, depois de subir rapidamente há menos de uma semana. Esta oscilação muda a paisagem normal para esta época do ano, mas afasta a possibilidade de desabastecimento de água para o município de Imperatriz e região.

As chuvas que ocorreram nos últimos dias não foram suficientes para manter o nível que seria considerado normal para essa época do ano. Isso porque na parte de cima do rio do estado de Goiás as chuvas cessaram temporariamente.

Segundo o superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, é que com o aumento do período chuvoso o nível do Rio Tocantins aumente em Imperatriz. “Pode mudar amanhã, mudar depois, mas a previsão é de que daqui, mais ou menos, uns 15 dias é a jusante Goiás é de bastante chuva e que pode dar reflexo aqui em Imperatriz”, explicou.

A equipe da Defesa Civil faz o monitoramento três vezes ao dia e recolhe informações passadas pelo consórcio que administra a usina hidrelétrica de Estreito. Atualmente, o nível do rio está 23 centímetros abaixo de zero.

Esta oscilação no Rio Tocantins deve permanecer por, pelo menos, todo esse mês de dezembro e está afastada a possibilidade de desabastecimento de água, mas não de uma enchente a partir do mês de janeiro.

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here