04/01/2015 18h:41 - 04/01/2015 18h:41

Noni planta medicinal – Como consumir a fruta medicinal

A polêmica diante da fruta Noni é grande. Quem já ouviu falar?

Como se toma o Noni?

A forma mais famosa no mundo de se tomar Noni á pelo suco onde varias empresas se especializaram na produção do mesmo, entre elas a Tahiti Noni, porem sua comercialização no Brasil foi proibida pela ANVISA alegando falta de estudos sobre o produto.

Mas no Brasil há uma grande quantidade de empresas e pessoas produzindo a polpa do Noni que não precisa de registro farmacêutico por ser somente um alimento, onde há relatos também de muitos casos de curas somente com o suco da fruta em si. A forma encontrada hoje no pais de consumo do Noni é pela mistura da polpa com suco puro de uva, onde a uva age como auxiliador na absorção dos nutrientes e das substancias do noni.

“Se tiver mais de 60 anos ,antes de começar a tomar o suco de Noni consulte seu médico”

A fruta promete mesmo milagres e, apesar de amarga, é um sucesso em regiões como Ásia, Estados Unidos e também aqui no Brasil.

Os benefícios? Além de antioxidante, a noni pode melhorar as condições da pressão arterial, da circulação e até baixar a febre. Alguns estudos ainda a associam com a cura do câncer e a melhora de problemas estomacais, respiratórios, como a asma, e também com a redução das taxas de colesterol e triglicérides.

A fruta é encontrada principalmente em feiras livres, mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não permite a comercialização e importação de produtos derivados dela no Brasil, como sucos, cápsulas e xaropes, por exemplo, embora eles sejam facilmente encontrados e vendidos, inclusive, pela internet.

Confira algumas sugestões de consumo:

1 . Para preparar o suco, separe dois frutos maduros (de consistência mole), lave em água corrente e corte em rodelas. Junte meio litro do suco de outra fruta de sua preferência – o mais famoso é o de uva com noni – e bata no liquidificador.

Bata no modo pulsar para não quebrar as sementes e coe. Então, junte com mais meio litro do suco de frutas de sua preferência e bata normalmente. O suco pode ser conservado na geladeira por 5 dias e o ideal é consumir até duas vezes ao dia.

2 . Outra opção é usar o abacaxi. Para meio litro de água, use 1 rodela de abacaxi e 1 noni, também higienizado e cortado em rodelas. Bata primeiro a noni, no modo pulsar, para não quebrar as sementes. Coe, junte com o abacaxi, bata normalmente e beba e seguida.

3 . Para fazer o chá, ferva uma xícara de chá de água e acrescente duas colheres de chá da folha de noni, seca ou verde. Tampe e deixe descansar de 10 a 15 minutos, coe e beba na hora. Prefira o mel ao açúcar caso for adoçar.

As sementes retiradas dos sucos podem ser usadas para plantação da fruta em casa.