Novo filme de Sérgio Andrade terá locações em Iranduba, no AM

0

A valorização da cultura indígena é mais uma vez tema de um longa-metragem do cineasta amazonense Sérgio Andrade. “A Terra Negra dos Kawa”, que foi contemplado pelo edital de baixo orçamento do Ministério da Cultura, começa a ser filmado na segunda-feira (2) e terá como cenário principal o município de Iranduba.

“’A Terra Negra dos Kawa’ começou exatamente do meu trabalho com os indígenas e de uma observação muito antiga minha sobre essa questão da terra negra e quanto isso implica em uma condição científica de progresso natural para a Amazônia e não um progresso depredador. É uma aventura muito grande fazer esse filme”, afirmou o cineasta Sérgio Andrade.

Assim como as obras “A Floresta de Jonathas” (2012) e “Antes o tempo não acabava” (2016), o novo filme mistura ficção e realidade. “A Floresta…” ganhou exibição em cinemas de Manaus e “Antes o tempo…” foi destaque no festival de cinema de Berlim, na Alemanha.

De acordo com Sérgio Andrade, o filme fala de um grupo Kawa que mora em um sítio na região rural de Manaus e cultiva um terreiro de terra preta, que tem propriedades únicas, curativas, energéticas e sobrenaturais.

“Ao mesmo tempo, temos um grupo de cientistas que está fazendo pesquisas nessa área. [Eles] se aproximam do sítio Kawa e percebem que naquela região a terra começa a ficar diferente. Então, surge como alvo o sítio dos Kawa, que os cientistas querem investigar o porquê de aquela a terra preta ter propriedades diferentes. Só que uns têm intenções naturais, orgânicas e outros têm intenções ambiciosas e acaba virando uma metáfora pra essa questão da propriedade de terra indígena”, explicou Andrade.

De acordo com um dos atores do filme, Severiano Kedassere, que interpreta o personagem ‘Uçana’, o filme mostra um lado diferente da cultura indígena.

Também no elenco do longa-metragem, a atriz Mariana Lima afirma que o projeto será muito significativo. “Fiquei muito feliz quando surgiu o convite [para o filme]. Eu li o roteiro e gostei muito. Fiquei muito apaixonada pelo roteiro. Será muito bom porque vamos passar essa experiência com eles [indígenas], experimentando juntos dessa terra. Estou super animada”, finalizou.

Além de Severiano Kedassere e Mariana Lima, o elenco de “A Terra Negra dos Kawa” tem ainda Kay Sara, Kary Bayá, Ermelinda Yepario, Marat Descartes e Felipe Rocha.

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here