OMS suspende nomeação de presidente do Zimbábue para  embaixador da boa vontade na África

0

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou neste domingo (22) que suspendeu a nomeação do presidente do Zimbábue Robert Mugabe ao posto de embaixador da boa vontade para combater doenças não transmissíveis na Africa.

Tedros Adhanom‏, diretor geral da organização, divulgou um texto explicando a decisão, após receber diversas críticas sobre a escolha. Após a nomeação de Mugabe ao posto, ativistas e outros membros da organização argumentaram que o ditador de 93 anos fez o sistema de saúde do Zimbábue entrar em colapso durante seu regime.

“Ao longo dos últimos dias eu tenho refletido sobre meu compromisso com o presidente do Zimbábue Robert Mugabe, que é Embaixador da Boa Vontade na África. Como resultado, decidi suspender a nomeação. Eu escutei cuidadosamente a todos os que expressaram sua preocupações e ouvi as diferentes problemas que eles apontaram. Também consultei o governo do Zimbábue e nós concluímos que esta decisão é importante para a Organização Mundial de Saúde”.

“É meu objetivo construir no mundo inteiro um movimento de saúde global. Esse movimento deve trabalhar para todos e incluir todo mundo. Para mim, o que é importante construir é uma política de liderança e criar uma união ao redor trazendo saúde para todos. Eu continuo fortemente comprometido em trabalhar com todos os países e seus líderes para assegurar que todos tenham acesso aos cuidados de saúde que eles precisam. Nós precisamos construir uma ponte que nos traga junto e nos ajude a progredir. Agradeço a cada um que manifestou sua preocupação e compartilhou seus pensamentos. Eu confio em um debate construtivo para ajudar e informar no trabalho que eu fui escolhido para fazer”, escreveu Tedros.

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here