Operação da Polícia Federal desarticula garimpo ilegal em Tartarugalzinho, no AP

0

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira (29) a operação “Estrada Real” para desarticular um garimpo ilegal no município de Tartarugalzinho, a 230 quilômetros de Macapá. A região fica próximo à rodovia BR-156. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido e o responsável pela área foi preso, informou a corporação.

O garimpo funcionava ilegalmente há vários meses, segundo a polícia, que fez a apreensão de máquinas e veículos de grande porte. A investigação aponta que a região era de uma empresa que tinha autorização do Governo Federal para pesquisa mineral, mas que foi invadida pelos garimpeiros e o responsável do garimpo cobrava cerca de 30% do ouro extraído.

A polícia completa que a área invadida tem aproximadamente 70 hectares e o responsável pela exploração ilegal vai responder pelos crimes de usurpação de bem da União, extração ilegal de minério, associação criminosa, além de lavagem de dinheiro. Se condenado, a pena pode chegar a 19 anos de prisão em regime fechado.

A Polícia Federal vai conceder mais informações sobre a operação ainda nesta sexta-feira, às 16h na Superintendência do órgão em Macapá.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here