Orquestra com crianças apresenta concerto renascentista no Theatro José de Alencar

0

Estudantes de música da Fundação Social Raimundo Fagner apresentam concerto com releituras de músicas renascentistas nesta sexta (25) e sábado (26), a partir das 18h, no Foyer do Theatro José de Alencar, em Fortaleza. O concerto “Renascimento: Cantando histórias entre mitos e paixões” será apresentado pela orquesta da fundação, composta por 65 crianças e adolescentes com idades entre 6 a 13 anos. A turnê será encerranda em 29 de novembro às 18h no Cuca Mondubim.

O concerto renascentista da Fundação Raimundo Fagner apresenta 13 peças e ressalta acontecimentos do período, colocando em evidência a música sacra para coro, música instrumental e o cânone, características musicais da época, através de célebres histórias como Kyrie, de William Byrd; Jesu Rex Admirabilis, de Giovanni Pierluigi da Palestrina; Allemande, de Claude Gervaile; Gavota, de Michael Praetorius; El Grillo, de Josquin des Prez e Triste España, de Juan del Encina.

O recital mostra histórias célebres como Romeu e Julieta, de William Shakespeare, com base nas peças Greensleaves, de autor desconhecido, Romeu e Julieta, de Lindemberg Monroe; Lamento d’amore, de Johnson Rocha; e Orfeu, contada a partir da Toccat e do Prologo da Ópera L’Orfeu, de Claudio Monteverdi.

Por fim, a peça “Venid a suspirar al verde prado”, do Cancioneiro de Belém, retratando o Brasil renascentista. As encenações lúdicas são feitas por crianças, que, através da Instituição, puderam desfrutar da história da música erudita. A ideia é passar para o público as caracteristicas marcantes do renascimento incluindo não só a música, mas todas as artes do período.

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here