Paciente de Fortaleza testa nova vacina contra câncer

0

Um paciente idoso de Fortaleza é o primeiro do Brasil a utilizar, de forma oficial, uma vacina voltada para o tratamento do câncer. O tratamento iniciou na última sexta-feira, 1º de setembro, no Hospital São Camilo Cura d´Ars, no Centro da capital.

Segundo a unidade hospitalar, a vacina foi lançada nos Estados Unidos. A Blinatumomab, conhecida como Blincyto, foi apresentada ao mercado em dezembro de 2016. Desde então, foram iniciados testes em pacientes recidivos de leucemia linfocítica aguda, doença do paciente de Fortaleza.

De acordo com o pós-doutor em hematologia e responsável pelo tratamento do idoso, Ronald Feitosa Pinheiro, a vacina foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e precificada há apenas dez dias. Ele conta que a droga é utilizada legalmente pela primeira vez no Brasil.

“A doença do paciente afeta normalmente ‘os extremos’: crianças e idosos. As crianças são curadas em 80% dos casos. Nos idosos, é praticamente incurável. Nosso paciente, além de portador da doença, é ainda reincidente, sem opções de tratamentos”, explica. Segundo o médico do Hospital São Camilo, a droga é “ indicada exatamente para o caso dele”.

Com o tratamento iniciado há apenas cinco dias, o paciente já demonstra sinais de melhora. “As células ruins já caíram de 60 mil para 4 mil”, explica Pinheiro. A droga imunobiológica é considerada uma vacina contra o câncer. “É um anticorpo para as células do câncer”, afirma Pinheiro. O tratamento tem duração de 28 dias.

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here