Para evitar inadimplência, CEA aumentará prazo de religação de luz para 24 horas

0

A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) anunciou para 1º de outubro a suspensão do religamento de emergência para o consumidor que teve serviço cortado por falta de pagamento. Ou seja, quem não estiver com as contas em dia e tiver o fornecimento suspenso, só terá a luz restabelecida em 24 horas, e não mais em quatro horas.

“Somente consumidores devedores serão afetados. Percebemos que estamos alocando muitas equipes para fazer religação de urgência. Os serviços que são mais importantes para os nossos consumidores, de vistoria pra algum tipo de reclamação, queima de equipamentos, entre outros, ficam prejudicados”, frisa Chiara.

O corte de energia por falta de pagamento ocorre após 45 dias de atraso. “O consumidor tem uma conta em atraso, quando ele recebe a segunda, a gente reavisa a primeira”, explica.

A medida se embasa na Resolução Normativa nº 414/2010 da Aneel, que diz ser “facultado à distribuidora a implantação do serviço de religação de urgência”.

Assim, o cliente que realizar o pagamento após o corte, terá a energia religada em 24h. Em caso de corte indevido, a CEA tem a obrigação de atender o consumidor em até quatro horas.

A empresária Bruna Furtado, de 32 anos, disse não concordar com a medida. Ela esteve nesta quarta-feira (20) na Companhia para reclamar do valor da conta de luz e lembrou que já teve o fornecimento suspenso, mas que recorreu.

“Não concordo, muitas vezes não temos o dinheiro em mãos para pagar e muitas pessoas precisam do religamento com urgência”, reclamou a empresária.

Bruna também criticou os sucessivos reajustes nas contas de consumo. “Tenho uma empresa onde funcionam somente dois computadores, uma central de ar e um bebedouro, não abrimos todos os dias, e minha energia passou de R$ 100 para R$ 600 este ano”, conta, dizendo que após o corte conseguiu reverter a situação mostrando a discrepância de valores.

Quem está próximo de ter a luz da casa ou do espaço de trabalho cortada e não dispõe de recurso para quitar de uma vez é recomendado a procurar a Companhia com antecedência para negociar a dívida.

Chiara do Carmo avisa que a CEA iniciou em 30 de agosto campanha para regularização dos clientes, com descontos de juros e multas e parcelamento em até 60 vezes. A medida vale para todo o estado.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here