Pesquisas indicam vitória de coalizão de Shinzo Abe em eleições legislativas do Japão

0

O chefe do governo japonês, Shinzo Abe, obteve uma ampla vitória nas eleições legislativas antecipadas deste domingo (22), segundo pesquisas de boca de urna.

O Partido Liberal Democrata (PLD) conseguiu o voto de cerca de 300 deputados dos 465 que foram à Câmara Baixa do Parlamento, de acordo com a pesquisas, segundo a agência EFE. Estes números garantem a manutenção da maioria absoluta para Abe, que busca a reeleição para o cargo.

Mais de 106 milhões de japoneses foram chamados às urnas, convocadas no começo do mês de forma antecipada pelo premiê, que justificou a decisão pela necessidade de fortalecer o seu governo para continuar implementando o seu programa econômico e perante a ameaça da Coreia do Norte.

Um total 1.180 candidatos de 15 partidos diferentes concorreram às 465 cadeiras da Câmara Baixa, controlada nos últimos cinco anos pelo Partido Liberal Democrata (PLD) de Abe e por seu parceiro de Governo, o budista Komeito.

O partido de Abe obteve nas eleições legislativas anteriores 291 cadeiras e o seu parceiro de Governo, o Novo Komeito, 35, o que permitiu à atual coalizão governante dominar dois terços da Câmara.

Os analistas concordam em que o premiê convocou um ano antes do previsto estas eleições para aproveitar a fraqueza da oposição e a alta na sua abalada popularidade, graças à crise em relação aos mísseis do regime norte-coreano de Kim Jong-un.

Nestas eleições dois novos partidos, criados após a convocação das eleições no final de setembro, querem se converter na segunda maior força do país.

O Partido Constitucional Democrático de Japão (PCDJ), liderado por Yukio Edano, e que é uma cisão do extinto Partido Democrático (PD), que até agora liderava a oposição.

Além disso, concorreu o Partido da Esperança, criado pela popular governadora de Tóquio, Yuriko Koike, com a mensagem de superar a velha política japonesa.

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here