Postos de saúde iniciam multivacinação de crianças e adolescentes em Macapá

0

Iniciou nesta segunda-feira (11) a Campanha Nacional de Multivacinação 2017, com vacinas destinadas a crianças e adolescentes de 0 a 15 anos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Macapá estão ofertando os 11 tipos de imunizações para o público-alvo.

A coordenadora municipal de imunização, Jorsette Cantuária, diz que o principal objetivo da campanha é atualizar os cartões de vacinas de crianças e adolescentes da capital, para manter o controle de doenças que já foram administradas ou erradicadas. Estão disponíveis vacinas contra HPV, poliomielite e outras do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Priorizamos crianças e adolescentes que muitas vezes iniciaram um ciclo de imunização, mas acabaram não retornando aos postos para outras doses”, explicou. A campanha se estende até o dia 22 de setembro.

No sábado (16) será realizado o dia D de multivacinação nos postos de saúde de Macapá, das 8h às 17h. Portanto, todas as crianças e adolescentes que tiveram alguma dose atrasada podem procurar os postos de vacinação da capital. Para tomar a dose que falta, basta apresentar a caderneta de vacinação e um documento de identidade da criança ou do adolescente

Durante a campanha, as unidades disponibilizam as seguintes vacinas: HPV, que previne o câncer de colo de útero e deve ser tomada em duas doses por meninas de 9 a 13 anos; dupla adulto (difteria e tétano); DTP (difteria, tétano e coqueluche); febre amarela; hepatite A; meningocócica C; pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B); pneumo 10; rotavírus; varicela; VIP (poliomelite injetável); VOP (poliomelite oral); tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); e tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela).

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here