Projeto de assistência social inaugura igreja em Barbacena

0

Uma réplica da Abadia de São Egídio, construída no ano de 1060 na Itália, foi inaugurada neste domingo (1º) em Barbacena. A Igreja de São Miguel Arcanjo foi erguida na fazenda da Sociedade São Miguel Arcanjo, um projeto de assistência social que acolhe 450 crianças em situação de vulnerabilidade.

Com arquitetura no estilo românico, o templo católico levou 10 anos para ficar pronto e precisou de 200 caminhões de pedras lapidadas para ter sua estrutura erguida, de acordo com a sociedade. O idealizador do projeto, o italiano Marco Roberto Bertoli, explica que a obra foi um pedido de seu pai e foi assumido há 17 anos.

Ainda de acordo com Bertoli, cerca de 2 mil pessoas participaram da cerimônia de inauguração, mas o público ainda deve levar uma semana para poder visitar a igreja. O cronograma de missas está em fase de organização junto à arquidiocese.

Desde 2000, as instalações da Sociedade São Miguel Arcanjo estão localizadas em uma fazenda ao pé da Serra da Mantiqueira. A maioria dos alunos passa o dia todo no projeto e alguns residem na própria sede. Ao todo, 350 crianças e adolescentes cursam a escola regular, por meio de parceria com o Colégio São Francisco de Assis, mantido pelas Irmãs de São Francisco da Providência de Deus. A metodologia e a estrutura de ensino acompanham a linha pedagógica das melhores escolas particulares do país. As outras 80 crianças são atendidas na Creche São Miguel.

Os beneficiados ainda podem usufruir de cineteatro, laboratório de informática, biblioteca, refeitórios, quadras poliesportivas, ginásio profissional de ginástica olímpica, salas de TV, artesanato, e galpões destinados a atividades profissionalizantes agrícolas e zootécnicas.

Curiosidades sobre a igreja

A construção da Igreja de São Miguel Arcanjo conta com 12 colunas em sua estrutura, que representam os discípulos. Cada parede tem 80 cm de espessura. O altar é sustentado por quatro colunas redondas, simbolizando a universalidade da fé nos quatro cantos do mundo. O capitel, uma peça decorativa no fim da coluna, tem um papiro na parte alta que expressa a sabedoria, e as folhas de acanto na parte baixa traduzem os espinhos da vida, repassando a mensagem de que só têm sabedoria aqueles que sabem viver com os espinhos da vida.

As portas, fechaduras e tachos de ferro forjado reforçam o cuidado com os detalhes. Ainda foram reproduzidas no interior da igreja quatro importantes obras europeias.

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here