'Recuperei a autoestima', diz paciente com 4 tipos de câncer em ação social no Amapá

0

“Aqui [ no Ijoma], além de recuperar a saúde, eles recuperam a autoestima. Eventos como esse mostra a importância desse lugar para a sociedade”, disse Maria do Rosário da Silva, paciente do Instituto do Câncer Joel Magalhães (Ijoma) durante ação social promovida pela entidade em mais atividade alusiva ao Outubro Rosa.

Maria do Rosário foi uma das centenas de pessoas que participaram da programação realizada neste sábado (21) na sede do Ijoma, na Zona Oeste de Macapá. Foram ofertados para a população serviços de saúde, bem-estar e lazer.

Com câncer no palato, na bexiga, no fígado e no pulmão, Maria conta que não se abala pelas doenças e ressalta que tudo isso se deve ao Ijoma. Para ela esse tipo de ação reforça o trabalho do instituto e a prevenção dos pacientes.

A programação teve atendimentos médicos com clínico geral, oftalmologista, ginecologista, mastologia, odontológico, exame preventivo Papanicolau, teste rápido de HIV, sífilis e hepatite. Também incluiu avaliação nutricional, teste de audiometria, verificação de pressão arterial e glicemia e massoterapia.

A ação também contou com serviços de cidadania e bem-estar, como a emissão de RG, Cartão do SUS, corte de cabelo e maquiagem. As crianças participaram de uma programação especial com pula-pula, brincadeiras com palhaços e rodas de capoeira.

Para o enfermeiro Romário Siqueira, de 32 anos, aproveitou para cortar o cabelo e levou a filha para brincar no espaço reservado para as crianças.

“Esse tipo de ação é importante porque oferta serviço para toda a população e passa a mensagem de prevenção”, disse Siqueira.

O presidente do Ijoma, padre Paulo Roberto, enfatizou que a cada anos a campanha ganha mais força e que ela significa que a população está se prevenindo mais.

“Antes do Ijoma, o câncer era sinônimo de morte, muita gente tinha medo e até escondia que tinha a doença. Olhando para trás vejo que essa realidade mudou no estado e hoje a população abraçou a causa. Isso me deixa muito motivado a continuar fazendo esse trabalho”, ressalta o padre.

Durante a programação houve a inauguração de um consultório odontológico, que passará a funcionar no dia 23, no Ijoma. A programação do Outubro Rosa segue com desfile e Caminhada Rosa. As ações encerram dia 29 com bingo beneficiente durante todo o dia, além de atrações culturais.

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here