Restos mortais de rei da Tailândia têm descanso final após cinco dias de cerimônia

0

Os ossos e cinzas do rei da Tailândia, Bhumibol Adulyadej, foram levados para os locais de descanso final neste domingo (29), no quinto e último dia de uma elaborada cerimônia funeral que reuniu centenas de milhares de pessoas em luto pelas ruas de Bangcoc.

O rei Bhumibol, monarca com o mais longo reinado no mundo quando morreu em 2016, aos 88 anos, chefiava a Tailândia desde pouco após a Segunda Guerra Mundial e era reverenciado como uma figura de estabilidade em um país que enfrentou golpes militares, protestos e desastres naturais.

O funeral real custou US$ 90 milhões e reuniu pessoas em luto vestidas de preto que foram de todo o país a Bangcoc, onde o rei Bhumibol foi cremado na quinta-feira em um crematório de ouro construído para a cerimônia do lado de fora do Grande Palácio.

Mais de 19 milhões de tailandeses – mais de um quarto da população de 69 milhões – participaram das cerimônias, levando flores de sândalo simbólicas para serem queimadas em réplicas de templos e crematórios em todo o país, de acordo com o governo.

Neste domingo, os ossos do rei foram movidos para o Salão do Chakri, onde as relíquias reais são mantidas no Grande Palácio, em uma cerimônia que envolveu monges seniores de templos em todo o país. Seu filho, o novo rei Maha Vajiralongkorn, liderou o rito religioso.

Parte de suas cinzas será depositada também em Wat Bovoranives, templo onde o monarca se iniciou na vida monástica, em 1956, após a morte de sua avó – prática comum para homens budistas após a perda de um parente.

Na noite de domingo, a princesa Sirivannavari Nariratana liderou a procissão real final a cavalo para os templos de Wat Rajabopidh e Wat Bovoranives, onde as cinzas de seu avô foram colocadas, em uma cerimônia imersa em simbolismo e tradição religiosa.

“Eu sempre o guardarei no meu coração. Seja com imagens, mesmo que velhas e rasgadas, a memória dele sempre será mantida no meu coração”, disse Chalermporm Prabutr, 72.

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here