Reunião entre autoridades e empresa aérea discute novo horário de voo em Ji-Paraná

0
DER afirma que projeto de novo terminal já está entregue (Foto: Pâmela Fernandes/G1)DER afirma que projeto de novo terminal já está entregue (Foto: Pâmela Fernandes/G1)

DER afirma que projeto de novo terminal já está entregue (Foto: Pâmela Fernandes/G1)

Uma reunião para discutir o novo horário de voo para o Aeroporto José Coleto, aconteceu na tarde de terça-feira (12) em Ji-Paraná, cidade situada a cerca de 370 quilômetros de Porto Velho. Autoridades e usuários não estão de acordo com a mudança de horário, pois dificultaria a conexão em outros aeroportos. A mudança no horário é por causa do novo jato que passa a fazer voos na cidade. Empresa concorda que melhor horário é à noite, porém, o aeroporto não tem equipamentos necessários para pousos do novo avião.

O novo voo foi anunciado pela empresa Azul, atualmente a única que tem voos na cidade. De acordo com o assessor da presidência da empresa, Ronaldo Veras, a proposta é que haja um melhor atendimento à população da cidade.

“Estamos colocando um jato, que aumenta em 44% a oferta de assentos. Ganha em velocidade, entretenimento, é um equipamento extremamente sofisticado que daria mais conforto para a população”, explica Veras.

Segundo o assessor, o ideal é que o jato desça na cidade no período noturno. Mas inicialmente, esses voos sairão durante o dia da cidade. O motivo é que para que este jato consiga pousar, é necessário que o aeroporto seja operado pelo sistema IFR (Instrument Fly Rules), que guia o piloto para o pouso e ele não precisa ver a pista para pousar. Em Ji-Paraná, ainda não tem esse sistema e, por isso, o voo com este novo avião não pode acontecer à noite.

Assim, o voo que acontecia no início da manhã, passa a decolar às 17h15 de Ji-Paraná. Entretanto, o problema que os usuários veem é que, saindo este horário de Ji-Paraná, não encontrarão conexões em outros aeroportos.

Reunião com políticos, usuários e empresa aconteceu no aeroporto. (Foto: Natália Pessoa/Arquivo Pessoal)Reunião com políticos, usuários e empresa aconteceu no aeroporto. (Foto: Natália Pessoa/Arquivo Pessoal)

Reunião com políticos, usuários e empresa aconteceu no aeroporto. (Foto: Natália Pessoa/Arquivo Pessoal)

Para o médico Edson Alleoti, a mudança de horário nos voos não trará nenhuma melhoria para os usuários de Ji-Paraná. “Nenhum usuário está disposto a pegar um avião aqui para pernoitar em Cuiabá. A empresa precisa se sensibilizar e mudar esse horário”, afirma o usuário.

O prefeito da cidade, Jesualdo Pires (PSD), afirma que a reunião é para tentar tratar com a empresa para que este voo saia mais cedo. Para o prefeito, é melhor que seja mantido o horário atual, com os aviões atuais, por causa da conectividade com voos, do que a instalação agora do jato, sem que haja opções de conectividade, principalmente na cidade de Cuiabá

Projeto de novo aeroporto

De acordo com o diretor geral do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) Ezequiel Neiva, o projeto do novo terminal já foi entregue ao órgão competente. Neste novo projeto, está incluso também a instalação do novo sistema.

“Tudo isso já está lá, nós estamos juntando todos os esforços para que em um tempo muito curto, a gente consiga fazer o termo de cooperação, termo de convênio para que eles passem esse dinheiro para o DER de Rondônia”, explica.

Neiva acredita que ainda neste mês, o dinheiro deve ser liberado e, a partir de então, iniciará o processo de licitação.

“Todos os projetos que eles nos pediram, já estão protocolados. O recurso está assegurado, deve estar sendo empenhado agora, a partir do dia 20, o montante de 100% do recurso para que possamos fazer a licitação”, afirma.

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here