'Saúde Mental na Universidade' é tema de debate na UFJF

0

Organizado pela Liga Acadêmica de Saúde Comunitária (Lasc), a mesa-redonda com o tema “Saúde Mental na Universidade: reflexões e diálogos sobre o adoecimento psíquico” será realizada na próxima terça-feira (19), às 18h, no anfiteatro de Estudos Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O evento é gratuito e aberta ao público em geral. O credenciamento para participação poderá ser realizado durante os primeiros 30 minutos do debate. Será conferido certificado de participação.

A ação contará com a presença de professores, técnico-administrativos em educação e estudantes. De acordo com o estudante de Psicologia e integrante da Lasc, João Victor Ribeiro Toledo, o objetivo do debate é expandir o assunto para toda a comunidade acadêmica, levando à reflexão sobre formas de prevenção e tratamento.

A iniciativa de realização do evento surgiu a partir de debates e campanhas lançadas na UFJF sobre ocorrências de sofrimento psíquico em virtude de pressões acadêmicas em cursos de graduação e pós-graduação.

A mediação da mesa-redonda será realizada pela professora da Psicologia da UFJF, Fabiane Rossi. “Dentre os integrantes da mesa, teremos as presenças das professoras da Faculdade de Medicina da UFJF, Ivana Moutinho e Andreia Ramos; da estudante de Engenharia da UFJF e ex-integrante do Diretório Central dos Estudantes, Leda Nagle; e de um profissional da psicologia da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis ainda a ser definido”.

Durante a semana do evento, serão coletadas experiências de trabalhadores e estudantes da instituição sobre o adoecimento psíquico no ambiente universitário. Além disso, painéis com a indagação “Como a Universidade te adoece?” serão expostos nos institutos e cantinas. Depoimentos sobre o tema poderão ser redigidos.

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here