Seminário de educação apresenta culturas infantis a professores em Ji-Paraná, RO

0

Um seminário reúne nesta quinta-feira (28) e sexta-feira (29), professores dos primeiros anos da educação publica infantil de Ji-Paraná (RO), a cerca de 370 quilômetros de Porto Velho. Dentro da programação do Seminário de Educação Infantil – As Culturas das Infâncias, haverá palestras e oficinas.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed), cerca de 180 professores participam do evento. De acordo com a gerente da educação infantil, Helen Maciel da Silva, dentro da sala de aula só é possível que o professor desenvolva um bom trabalho a partir do momento que compreenda a criança.

“Quando a gente para e faz essas reflexões é para compreender esse universo infantil. Se o professor tem um boa concepção de infância, as crianças lhe escutam. Por isso é fundamental conhecer as infâncias”, explica Helen.

O seminário propõe que seja ampliada a concepção das infâncias, incluindo as culturas que são produzidas pelas próprias crianças. “Não olhar para a criança apenas como uma consumidora de cultura, mas, que também produz. Quando compreendemos, a prática em sala de aula tem relevância para a criança”, afirma a gerente.

O professor de uma turma de pré 1 da rede municipal, Gilsiley Genuíno, começou a lecionar em sala de aula neste ano, mas já participou de outros seminários sobre as infâncias antes de entrar na sala.

“É o primeiro ano que tenho uma sala para chamar de minha (risos). Entender isso foi um divisor de águas para minha prática pedagógica. Aqui vemos resultados de pesquisas que são trazidas para o seminário”, afirma.

A educadora infantil Juverlandi Nogueira Pinto trabalha no núcleo de desenvolvimento pedagógico desenvolvendo as oficinas que serão ministradas. “Trazemos os seis campos de experiência da educação infantil. Movimento, matemática, linguagem oral e escrita, mundo social e natural, artes visuais e música. Assim, os professores vão encontrar as experiências na prática de como mediar nas oficinas”, explica.

Fonte: G1 / RO

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here