Show no Rio celebra obra de Tom Jobim nos 90 anos do maestro | Música no Rio de Janeiro

0

Celebrar os 90 anos de Tom Jobim é a missão do show “Um Tom de Saudade”, que acontecerá nesta sexta-feira (11) no auditório do BNDES e no sábado (12) na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, em duas apresentações gratuitas. Os maestros Rafael Barros Castro e Jaime Alem, acompanhados pela cantora Nair Cândia e o quinteto de cordas da Orquestra de Solistas do Rio de Janeiro (OSRJ) executarão 16 canções do mestre.

“O Tom Jobim é o maior compositor da música popular brasileira. Ele fica em uma fronteira entre a música popular e clássica”, explica Rafael Barros Castro.

Entre as músicas que terão espaço na apresentação estarão músicas instrumentais e cantadas, além de arranjos exclusivos criados para o show. Sucessos como Chega de Saudade, Insensatez, Anos Dourados não serão esquecidos, assim como músicas menos conhecidas também ganharão espaço, como Garoto, choro instrumental composto em homenagem ao compositor e violonista Aníbal Augusto Sardinha, conhecido pelo apelido.

A ideia é transformar os shows em um projeto que ganhe o país. “Este ano temos os 90 anos do Tom Jobim. Mas pretendemos seguir para mostrar a obra dele para as novas gerações”, destacou o maestro Rafael.

A identificação com a obra de Tom Jobim, que morreu em 1994, aconteceu desde cedo na vida de Rafael. A maneira como o compositor carioca consegue misturar o popular e o erudito sempre o encantou.

“Guardadas as devidas proporções, eu também sou arranjador e compositor e sou muito ligado nessa ponte de música de concerto e popular. É o gosto pela música brasileira”, explicou o músico.

O show “Um Tom de Saudade” acontece nesta sexta-feira (11) no auditório do BNDES, no Centro, às 19h. No sábado (12), a apresentação acontecerá na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, às 20h. Em ambas as apresentações a entrada é franca.

SERVIÇO:
Um Tom de Saudade, com Rafael Barros Castro, Jaime Alem, Nair Cândia e Quinteto de Cordas da OSRJ

Data: 11 de agosto, sexta-feira
Horário: 19h
Local: auditório do BNDES
Avenida República do Chile, 100 – Centro
Entrada franca

Data: 12 de agosto, sábado
Horário: 20h
Local: Cidade das Artes
Avenida das Américas, 5.300 – Barra da Tijuca
Entrada Franca

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here