Sistemas multimídia distraem demais os motoristas, mostra estudo nos EUA

0

Navegador, wi-fi, bluetooth, leitor de mensagens de texto, agenda telefônica… Cada vez mais repletos de funções, os novos sistemas de entretenimento dos carros tiram a atenção dos motoristas por tempo potencialmente perigoso, concluiu um estudo da AAA, fundação pela segurança no trânsito, e a Universidade de Utah, nos Estados Unidos.

Veja como foi a pesquisa:

O estudo avaliou que as centrais multimídia de 12 exigem alto grau de atenção do motorista, tirando o foco principal, que é o trânsito. Nesta categoria aparecem Honda Civic Touring e o Tesla Model S (veja a lista completa ao fim da reportagem).

Em nenhum doo modelos, o esforço exigido foi considerado mínimo.

A programação do sistema de navegação, que indica o melhor trajeto a ser percorrido, foi a tarefa que mais distraiu os participantes.

O estudo observou que os sistemas de 12 dos 30 carros avaliados permitiam programar a navegação com o veículo em movimento.

Para a fundação, os carros de 2017 estão muito mais complexos em termos de tecnologia do que os de 5 anos atrás. “Os motoristas querem tecnologia segura e fácil de usar, mas muitos recursos acrescentados aos sistemas atuais são complicados emais e, algumas vezes, frustrantes”, diz Marshall Doney, presdidente da AAA. Essa frustração também pode levar à distração.

“Alguns sistemas incluem funções que não ligadas à tarefa de dirigir, como envio de mensagens, checagem de redes sociais e navegação na internet. Isso não devia estar sendo feito ao volante”, continua Doney. “As montadoras precisam visar a redução das distrações, criando sistemas que não exijam mais da visão e da mente quanto ouvir o rádio ou um audiobook.”

O AAA estuda este assunto desde 2013, com o objetivo de ajudar as fabricantes de carros e os desenvolvedoras a melhorar a funcionalidade dos sistemas e reduzir a atenção exigida dos motoristas para o uso.

“O AAA adverte os motoristas que não é porque o recurso está disponível que é seguro usá-lo. Essas tecnologias deveriam ser usadas em casos de urgência ou emergência relativa a assuntos ligados à direção.”

Veja o nível de atenção exigido pelos sistemas avaliados no estudo*:

Exige nível baixo de atenção

Exige nível moderado de atenção

Exige alto nível de atenção

Jeep Grand Cherokee Limited

Exigem nível muito alto de atenção

Volvo XC60 T5 Inscription

* Versões vendidas nos Estados Unidos.

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here