Smartphone: aplicativos auxiliam a aumentar a duração da carga da bateria

0

O celular é o principal meio de acesso a internet, prático e repleto de recursos se torna quase que indispensável no dia a dia. Mas usá-lo durante muitas horas, pode se tornar um problema devido a autonomia da bateria. O tempo longe da tomada varia conforme o modelo de aparelho e da maneira que ele é usado. Os leitores que gostam de assistir a vídeos enquanto estão conectados na internet, estão mais propensos a recorrerem ao carregamento antes do final do dia. Existem algumas boas práticas que funcionam para reduzir o desperdício de carga da bateria, como por exemplo: 

 

– Reduzir o brilho da tela do aparelho.  

 

– Somente ativar o Bluetooth quando for usá-lo.  

 

– Somente ativar o localizador e o GPS quanto forem usados.  

 

– Somente ativar o Wi-Fi quando for usado.   

 

– Desativar as atualizações automáticas de aplicativos.   

 

– Desativar as notificações de novas mensagens. 

 

O problema é que se forem desabilitadas todas as melhorias presentes no sistema criadas para simplificar o uso do aparelho, a experiência de uso pode ser comprometida. O ideal é encontrar o equilíbrio entre o conforto de usufruir as melhores funcionalidades do celular, mas sem comprometer a autonomia da bateria. Nessa coluna serão apresentados os principais aplicativos que auxiliam no gerenciamento do consumo de energia, confira. 

 

Sobre os aplicativos

 

Greenify – Auxilia na identificação de quais aplicativos permanecem sendo executados em segundo plano, isso significa que além de consumir uma parcela de recursos do aparelho, eles também comprometem a autonomia da bateria. O ideal é deixar ativo somente os aplicativos essenciais conforme a necessidade do usuário. 

 

Battery Doctor (Android, iOS) – É uma alternativa ao Greenify para o iOS, mas também possuí uma versão destinada ao Android. Com o aplicativo é possível verificar o tempo restante de carga na bateria, eliminar os aplicativos que estão sendo executados em segundo plano, aumentar a velocidade do aparelho, e estimar a quantidade de energia da bateria que pode ser economizada ao se desligar os recursos de conectividade (Bluetooth, Wi-Fi, GPS). Para os leitores que jogam ou assistem vídeos com frequência, esse aplicativo exibe a estimativa de gasto de energia para aplicações que exigem mais recursos do aparelho. Uma das funcionalidades mais úteis disponível no app é o agendamento de perfis de consumo, com esse recurso é possível definir o horário em que um determinado tipo de perfil será habilitado automaticamente. Os perfis de consumo de energia podem ser definidos conforme a necessidade de execução de aplicativos, e conectividade. 

 

Battery Saver 2017 (Android) – É um dos aplicativos mais flexíveis, ele permite que o usuário configure modos personalizados de consumo de energia que podem ser ajustados para horários específicos, como trabalhar, dormir e assim por diante.

 

DU Battery Saver & Widgets (Android) – O aplicativo oferece um widget de controle e otimização de energia com um único toque que permite selecionar o modo de consumo mais adequado. A sua interface é muito intuitiva, e possibilita personalizar a execução de apps através do monitoramento de consumo de carga e estado da bateria. A versão Pro do aplicativo desbloqueia recursos avançados, como a capacidade de agendar as configurações de economia de energia, um “task killer” automático de tarefas e a opção de ajustar a frequência da CPU de telefones “rooteados”. 

 

Avast Battery Saver (Android) – É um aplicativo para o gerenciamento do consumo de energia desenvolvido pela mesma empresa responsável por um dos antivírus mais populares do mercado. A sua interface de configuração é muito intuitiva, oferecendo quatro perfis de usuário para a economia de energia (Home, Work, Night e Super-Saving Emergency Mode) podendo ser adaptados conforme a necessidade; alternar entre perfis manualmente ou configurar perfis que são ativados automaticamente quando você entra na rede Wi-Fi da sua casa ou do trabalho.

 

Conclusão  

Os aplicativos testados e indicados nessa coluna são úteis, mesmo que você esteja usando o Android 6.0 Marshmallow ou versões superiores que oferecem o gerenciamento inteligente no sistema para pausar os processos que drenam recursos quando o aparelho não estiver em uso.

 

 

Imagem: Reprodução/G1

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here