Sucesso de Pabllo Vittar nas plataformas de streaming vira tema de TCC na PB

0

O sucesso do cantor Pabllo Vittar nas plataformas de streaming virou tema de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em uma faculdade particular de Cabedelo, na Grande João Pessoa. O estudante paraibano Gabriel Diniz, de 22 anos, explicou, em sua pesquisa, como o alcance do material da artista aumentou com as ferramentas disponíveis no YouTube e no Spotify.

Na pesquisa, Diniz levantou todo o material publicado por Pabllo Vittar nas duas plataformas e analisou como ela evoluiu no Youtube, sobretudo por causa das listas de recomendação e relacionados, e no Spotify, por causa das grandes playlists.

“Observei que essas ferramentas de fato aumentaram o alcance do material dela, e que a cada novo lançamento, ela supera os números do anterior. Por exemplo, ‘Nêga’ foi a primeira música de trabalho, vieram ‘K.O’. e ‘Corpo Sensual’ depois, cada uma superando os recordes da anterior”, explicou o estudante.

Como base teórica, Diniz utilizou a evolução da indústria fonográfica, passando pela rádio, CDs, vinis e downloads digitais, além de marketing, especialmente o 3.0. “No marketing, eu estudei como toda essa prospecção a transformou num ícone para as marcas, que estão cada vez mais buscando abraçar a diversidade e procuram a Pabllo para concretizar isso”, contou.

O trabalho foi apresentado no dia 15 de dezembro, como TCC do curso de Publicidade e Propaganda do Iesp. O tema da pesquisa foi escolhida porque Pabllo é uma artista em ascensão, que coloca a minoria LGBT em evidência e não esconde isso no seu trabalho, conforme explicou o estudante.

“O Youtube possui um algoritmo que coloca os videoclipes dela ao lado de vídeos da Anitta e Ludmilla, por exemplo. Então você termina de ver um desses clipes e ele te coloca automaticamente dentro de algum da Pabllo por meio da reprodução automática. No Spotify, existem grandes playlists com milhões de seguidores e colocar suas músicas nelas é garantia que elas terão uma subida”, compartilhou Diniz.

Segundo o estudante, o trabalho vai ser enviado para Pabllo, que é amiga pessoal dele. Apesar de estar consciente da realização do trabalho, Diniz explicou que ela não conseguiu participar de perto. O G1 tentou falar com Pabllo Vittar sobre o trabalho, mas não obteve resposta.

Atualmente trabalhando em uma agência de publicidade, Gabriel Diniz contou que, a curto prazo, pretende crescer dentro da empresa. Porém, no futuro, quer trabalhar nessa área que envolva música e publicidade. “Em alguma gravadora, produtora, ou até agenciamento de algum artista iniciante”, disse.

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here