TCE faz levantamento para analisar gastos em receitas de prefeituras e governo do AP

0

O Tribunal de Contas do Amapá (TCE-AP) realiza um levantamento para analisar o desempenho de gastos públicos em receitas das prefeituras dos 16 municípios e na do estado. A análise é feita por meio de questionários eletrônicos aplicados aos gestores, no intuito de obter informações dos controles da receita pública.

O levantamento é composto pela combinação dos dados governamentais, das prestação de contas e das informações levantadas a partir desses questionários, avaliando a execução do orçamento público com os gastos, as políticas e atividades municipais.

Segundo o coordenador da receita municipal do TCE, Tiago Matos, a ferramenta apontará a situação da receita própria dos municípios e do Estado, possibilitando a identificação de pontos críticos que servirão de base para as próximas ações.

“Estamos na segunda fase de coleta de dados que envolvem a arrecadação e os resultados buscam melhorar o controle e a eficiência da gestão de gastos na governança do estado e dos municípios”, ressaltou.

Os questionários foram apresentados nesta quinta-feira (28) para especialistas que farão o preenchimento dos dados que avaliam diversas áreas, como planejamento, administração tributária, contabilidade, execução fiscal, festão de receita e transparência.

A coordenadora da receita estadual do TCE, Rafaela Alves, prevê que os dados serão coletados até o mês de novembro, quando os resultados vão ser avaliados pela Comissão do TCE/AP. Caso sejam detectadas falhas nos gastos, medidas serão adotadas para a melhor aplicação nos serviços.

“As contribuições serão consolidadas e convalidadas pela comissão do tribunal, sendo postas à disponibilidade dos jurisdicionados para preenchimento, ficando a cargo da comissão a análise e processamento dos dados apurados”, destacou.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here