Temer recebe presidente da Macedônia no Palácio do Planalto

0

Em uma inédita visita oficial ao Brasil, o presidente da Macedônia Gjorge Ivanov foi recebido nesta terça-feira (12) pelo presidente Michel Temer no Palácio do Planalto. Ivanov e Temer vão ter uma reunião e, em seguida, almoçam juntos no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores.

Durante a visita ao Brasil, Ivanov também vai inaugurar a embaixada de seu país em Brasília. A representação abriu as portas em maio de 2016, sendo a primeira embaixada da Macedônia na América Latina. No mês seguinte, o embaixador Ivica Bocevski entregou cartas credenciais a Temer.

A visita oficial de Ivanov teve início na segunda (11), quando ele se reuniu com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf. O giro pelo Brasil ainda prevê encontro com o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), na próxima sexta-feira (15).

Segundo a embaixada da Macedônia, a visita de Ivanov é a primeira de um presidente do país ao Brasil. O objetivo é estreitar as relações, em especial na área econômica.

De acordo com o Itamaraty, em 2016 o comércio bilateral entre os países movimentou US$ 19,78 milhões, registrando superávit de US$ 13,3 milhões para o Brasil.

Parte da antiga Iugoslávia, a Macedônia integra as Nações Unidas desde 1993. O Brasil reconheceu a independência do país em 1995 e estabeleceu relações diplomáticas em 1998.

A Macedônia tem sistema de governo parlamentarista, com o primeiro-ministro eleito pela Assembleia Nacional. Já o presidente é escolhido por meio de eleições diretas para um mandato de cinco anos. Desde 2009 no poder, Ivanov está no segundo mandato.

Em almoço com Ivanov no Palácio do Itamaraty, após a reunião no Planalto, Temer destacou a inauguração oficial da embaixada.

“O fato de a Macedônia escolher o Brasil para essa embaixada e, também para visitar o nosso país, significa, por parte da Macedônia, o reconhecimento da importância Brasil no cenário mundial”, disse.

Temer afirmou que o Brasil quer incrementar o comércio com a Macedônia e citou acordo firmado em anos anteriores na educação e para isenção de vistos entre os dois países.

“Ao possibilitar a livre ciruclação de pessoas, estamos possibilitando viagens de turismo e de negócio”, afirmou.

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here